O que já era especulado já há várias semanas foi ratificado na manhã desta sexta-feira (7). A empresa de apostas VaideBet anunciou a rescisão, de forma unilateral, do contrato milionário de patrocínio máster ao Corinthians. Assinado em janeiro deste ano, o acordo previa o pagamento de R$ 370 milhões até o fim de 2026, sendo, assim, o maior aporte da história do futebol nacional. Nestes seis meses de parceria, o clube recebeu cerca de R$ 66 milhões.
A decisão foi tomada após a abertura de uma investigação da Polícia Civil sobre um possível repasse de parte do valor de comissão do acordo de patrocínio a uma empresa supostamente laranja. A Rede Social Mídia Design Ltda. teria recebido, em março, dois pagamentos do Corinthians no valor de R$ 700 mil.
Em seguida, a empresa teria feito duas transferências, de R$ 580 mil e R$ 462 mil, à Neoway Soluções Integradas em Serviços Ltda., empresa que teria como uma das sócias Edna Oliveira dos Santos. Edna, que vive em uma casa simples, de 9 metros quadrados, em Peruíbe, no litoral de São Paulo, teria sido usada como laranja na operação.
De acordo com o UOL, a Neoway foi aberta com uma assinatura digital, um endereço de e-mail que não existe e um endereço residencial falso para a fundadora Edna. A empresa foi registrada na Avenida Paulista, 171, 4º andar, mas o local pertence à startup Company Hero, que afirmou nunca ter tido qualquer negócio ou contato com Edna ou com a Neoway.
Vale destacar que o Corinthians e a VaideBet chegaram a confirmar o pagamento de R$ 25,2 milhões em comissão à Rede Social Media Design Ltda., o equivalente a 7% do valor total da parceria. A empresa pertence a Alex Fernando André, mais conhecido como Alex Cassundé, que trabalhou na campanha de Augusto Melo à presidência do clube.
Por conta de tudo isso, desde abril, a relação entre Corinthians e VaideBet já vinha dando sinais de desgaste. Há cerca de 15 dias, um dos capítulos da polêmica foi o pedido de licença feito por Sérgio Moura, então superintendente de marketing do clube. Em entrevista à Máquina do Esporte, o executivo disse que foi vítima de “calúnia, injúria e difamação”.
Na semana passada, o site de apostas havia notificado o clube de que queria esclarecimentos sobre o caso em dez dias. O prazo chegou ao fim nesta quinta-feira (6), mas as “explicações apresentadas” não tiveram “nenhuma resolutividade”. Então, nesta sexta-feira (7), a empresa optou por acionar a cláusula anticorrupção existente no contrato para rompê-lo.
Na teoria, o rompimento deveria acarretar o pagamento de uma multa de 10% do valor restante do contrato (cerca de R$ 30 milhões). Porém, a VaideBet deverá se negar a pagar por entender que houve justa causa para a rescisão.
Notas oficiais
Leia abaixo a nota oficial da VaideBet na íntegra:
A VaideBet informa que exerceu nesta sexta-feira (7) a rescisão do contrato de patrocínio com o Sport Club Corinthians Paulista. Desde o início de abril a marca acompanha e solicita esclarecimentos sobre as suspeitas levantadas, tendo já realizado reuniões, comunicações formais e notificação extrajudicial. Diante das explicações apresentadas sem nenhuma resolutividade, a VaideBet lamentavelmente se vê obrigada a tomar tal atitude.
A marca avalia que não se pode manter a parceria enquanto pairar sobre o acordo qualquer suspeita em relação a condutas que fujam à conformidade com a ética e os preceitos legais. Só a dúvida, no crivo ético da marca, já é suficiente para determinar a rescisão – que foi exercida pela VaideBet suscitando cláusulas do contrato que protegem direitos da marca nessa decisão.
A VaideBet lamenta pelo fim de uma parceria que deveria ter durado no mínimo três anos e agradece, pelo carinho e pelo respeito, à imensa e apaixonada torcida do Corinthians, que diariamente sustenta a história e os valores da instituição.
No início da tarde, foi a vez do Corinthians soltar um comunicado oficial sobre o assunto:
O Sport Club Corinthians Paulista informa a descontinuidade do contrato de patrocínio máster com a VaideBet. Em decorrência das instabilidades recentes, provocadas por acusações que seguem em investigação, a empresa preferiu rescindir o acordo que havia firmado com o clube até o fim de 2026.
O Corinthians lamenta que o parceiro comercial tenha encerrado o maior acordo de marketing esportivo do Brasil – do qual a empresa se beneficiou a ponto de sair de uma casa de apostas desconhecida para a segunda colocação no setor em apenas cinco meses – sem que houvesse nenhuma conclusão das investigações relacionadas ao intermediário da negociação.
Vale ressaltar que o Corinthians é o maior interessado em resolver a questão citada. Por isso, não está medindo esforços para os fatos sejam elucidados, seja por meios próprios, por terceiros ou na colaboração junto às autoridades.
Atenciosamente,
Sport Club Corinthians Paulista