Vasco lança Coleção Dinamite em NFT

Roberto Dinamite, maior ídolo da história do Vasco, será homenageado nesta quinta-feira (28) com uma estátua em tamanho original no Estádio de São Januário, relembrando seu primeiro gol com a camisa do clube. Junto à homenagem, o Vasco também está lançando, em parceria com a Block4, fantech de blockchain para os mercados de esportes e entretenimento, a réplica da estátua em NFT (token não fungível).

O primeiro gol de Dinamite pelo Vasco aconteceu em 25 de novembro de 1971, contra o Internacional, no Maracanã. Além do NFT, o time carioca também lançou uma réplica daquela camisa e um pôster exclusivo.

A camiseta terá 1.110 colecionáveis, número referente aos jogos que o atacante disputou pelo Vasco. Haverá 84 unidades do pôster, uma referência aos gols de falta que Dinamite marcou. E a estátua em NFT será ainda mais concorrida, com apenas 74 peças, para lembrar o primeiro título brasileiro conquistado pelo jogador, em 1974.

Além da Coleção Dinamite, os torcedores do Vasco poderão comprar a segunda moeda digital comemorativa do Campeonato Brasileiro 2022, do jogo contra a Ponte Preta, realizado na última quarta-feira (27) pela Série B. Todos os itens podem ser adquiridos no site oficial da iniciativa, a partir de R$ 15.

”Nossa parceria com o Vasco traz diversas novidades para o torcedor. Essa nova Coleção Dinamite é um clássico, que qualquer fã de futebol vai curtir, ainda mais sendo lançada junto com a estátua. A coleção de moedas também tem feito muito sucesso, e teremos novidades em breve”, afirmou Thiago Canellas, CEO da Block4.

A tecnologia para gerar um NFT é um selo digital associado a um item que garante a sua autenticidade, permitindo que os colecionáveis sejam comprados, trocados e vendidos entre os torcedores. Nesse sentido, somente o dono do colecionável digital tem acesso ao conteúdo multimídia.

No futuro, os colecionáveis digitais poderão ser incorporados em jogos e situações cotidianas, aumentando as possibilidades de interações entre os torcedores. Os NFTs da Block4 são emitidos em uma das redes mais robustas, baratas e limpas entre os protocolos de blockchain. Segundo a empresa, a rede WAX emite menos de 0,001% da pegada de carbono, e essa emissão é totalmente compensada, tornando os colecionáveis digitais da Block4 carbono neutros.