A femtech Deixa Ela Treinar, marca esportiva liderada apenas por mulheres, lançou, nesta quinta-feira (14), a sua mais nova coleção de roupas esportivas nas lojas físicas e também no e-commerce da marca. A coleção foi lançada em parceria com o Vasco, que possui 40% da sua torcida composta por mulheres, e busca fomentar a igualdade de gênero. Vale lembrar que, em fevereiro, a empresa se tornou patrocinadora do time feminino do clube carioca.
As roupas são destinadas ao público feminino, que sofre desigualdade no esporte, recebendo pouco apoio com patrocínios. A parceria por sua vez, possui como principal propósito dar voz a essas mulheres, que precisam se adequar, o tempo todo, ao universo masculino.
Desrespeito e machismo
Segundo Fernanda Dias Coelho, CEO da Deixa Ela Treinar e idealizadora da parceria, a falta de acessibilidade a vestimentas oficiais dos times é uma das realidades que precisam de atenção, afinal, acarretam diversos episódios desrespeitosos e machistas.
“Necessitamos de igualdade de gênero no esporte. Já é hora de termos uniformes e produtos pensados para nós, mulheres, que contenham nossa identidade. Há tempos não cabe mais nos adequarmos dentro do que foi pensado para o público masculino”, disse Fernanda.
“Além disso, essa linha será uma das formas de afirmarmos que, como mulheres, podemos, sim, torcer, frequentar estádios e ter conhecimento sobre o futebol, sem que sejamos desrespeitadas por isso”
Fernanda Dias Coelho, CEO da Deixa Ela Treinar
“Além disso, essa linha será uma das formas de afirmarmos que, como mulheres, podemos, sim, torcer, frequentar estádios e ter conhecimento sobre o futebol, sem que sejamos desrespeitadas por isso”, acrescentou.
A empresária explicou que as novas roupas esportivas da startup é uma linha athleisure, ou seja, peças para que a mulher possa também usar no dia a dia.
“O nosso objetivo é que as mulheres se sintam à vontade, acolhidas. Isso independe do ambiente que estejam, enquanto se exercitam, trabalham ou até curtem os momentos de lazer”, afirmou a executiva.
Ação inédita
Fernanda também destacou que essa é uma ação inédita no futebol feminino. De acordo com ela, é a primeira vez que um empreendimento 100% liderado por mulheres se torna patrocinadora oficial e exclusiva de um time feminino, o do Vasco.
Além disso, ela acredita que a Deixa Ela Treinar conseguiu atingir um dos seus principais propósitos, de trazer visibilidade e promover a equidade de gênero no esporte.
“Esperamos que, a partir deste pontapé inicial, outras ações como essas sejam concretizadas e que, juntas, possamos tornar o esporte mais justo e igualitário para todos os gêneros”
Fernanda Dias Coelho, CEO da Deixa Ela Treinar
“Esperamos que, a partir deste pontapé inicial, outras ações como essas sejam concretizadas e que, juntas, possamos tornar o esporte mais justo e igualitário para todos os gêneros”, declarou Fernanda.
“Portanto, a Deixa Ela Treinar não está lançando apenas uma linha esportiva. Está lançando um movimento que promove um debate importantíssimo para a nossa sociedade”, completou.
O time feminino do Vasco ganhará 10% do faturamento dos produtos vendidos. Os homens poderão adquirir bonés e meias, que também farão parte da nova coleção.