Vasco e Mercado Bitcoin lançam camisas com inteligência artificial para torcedores

Serão disponibilizadas apenas 500 camisas do modelo vencedor para resgate - Divulgação

Ao todo, serão disponibilizadas apenas 500 camisas do modelo vencedor para resgate - Divulgação

O Vasco, em parceria com o Mercado Bitcoin, promoveu uma iniciativa com o uso da inteligência artificial (IA) para desenvolver duas camisas para celebrar o apoio dos torcedores. Até a próxima sexta-feira (3), o público tem a oportunidade de escolher sua versão preferida por meio do site da campanha, denominada “Muito Amor Investido”.

Para ganhar um exemplar, o torcedor precisa preencher um formulário disponibilizado no site, onde poderá votar na camisa favorita. A retirada da camisa vencedora ocorrerá durante o jogo válido pela 34ª rodada do Brasileirão, entre Vasco e América-MG, agendado para 12 de novembro, no estande oficial do Mercado Bitcoin em São Januário, o estádio do Vasco. Serão disponibilizadas apenas 500 camisas para resgate.

O design das camisas foi desenvolvido por meio do uso de três programas de inteligência artificial, alimentando uma quarta IA com informações sobre a história do Vasco. A primeira versão, denominada Cruz da Resistência, foi inspirada em momentos emblemáticos da equipe, como os anos de 1923, 1924 e 1927, marcando eventos como o primeiro título carioca do clube e a Resposta Histórica.

A outra opção, intitulada Camisas Negras 2.0, apresenta uma releitura do uniforme usado em 1923 por um elenco do Vasco composto por negros e operários, considerado um marco na história do futebol brasileiro.

“Esse projeto para homenagear os torcedores do Gigante da Colina possibilitou uma estratégia com foco em diversidade e representatividade. Além disso, a iniciativa também contribui para levar educação financeira para as categorias de base e colaboradores”, disse Inaiara Florêncio, diretora de marca, conteúdo e influência do Mercado Bitcoin.

A campanha foi idealizada pela Gana, agência de publicidade que é parceira do Mercado Bitcoin.

Representação digital

A relação entre o Mercado Bitcoin e o Vasco remonta a 2020, quando foi lançado o Vasco Token (MBVASCO01), uma representação digital dos direitos do clube vinculados ao mecanismo de solidariedade da Fifa. Na prática, isso implica que os detentores do Vasco Token recebem uma parte do valor das transferências de jogadores formados na base do clube, como Philippe Coutinho e Douglas Luiz, por exemplo, ocorridas tanto em âmbito nacional quanto internacional.

A parceria também engloba o patrocínio do Mercado Bitcoin na camisa dos times profissional masculino e Sub-20, bem como contribuições para o projeto Digivasco e para a equipe de e-Sports do clube.

Sair da versão mobile