Pular para o conteúdo

Vasco fecha parceria com Recicla Junto para projeto em São Januário

Iniciativa coletará resíduos deixados nas arquibancadas do estádio durante os jogos e gerará renda para cooperativas locais

Estádio de São Januário receberá projeto de reciclagem - Matheus Lima / Vasco

O Vasco firmou uma parceria com o Recicla Junto, projeto de economia circular criado pela Cristalcopo, para coletar e reciclar os resíduos gerados por torcedores no Estádio de São Januário, durante os jogos do time.

A iniciativa, que foi anunciada nesta terça-feira (19), recolherá o material descartado nas arquibancadas, corredores e áreas comuns do estádio, gerando renda para a cooperativa Carioca Recicla, que realizará a triagem e a destinação correta dos resíduos.

O projeto contará ainda com ações de conscientização, em que torcedores receberão sacolas para coleta individual, tornando-os parte da ação de reciclagem.

“Entendemos que a responsabilidade de um clube com a nossa grandeza vai muito além das quatro linhas. Projetos como este reforçam o nosso compromisso com práticas sustentáveis, que geram impacto social positivo e inspiram mudanças de hábito na nossa torcida. Ao lado do Recicla Junto, vamos transformar São Januário em um exemplo de como o futebol pode ser um agente ativo na preservação ambiental e no desenvolvimento da comunidade”, afirmou Carlos Amodeo, CEO da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Vasco.

A atuação do Recicla Junto em São Januário se soma à experiência com o Criciúma no Estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina, que ocorre desde 2019 e promove a coleta e a destinação correta de resíduos como plástico, papel e vidro.

Apenas em 2024, mais de 15 toneladas foram coletadas no estádio durante partidas do Criciúma na Série A, número 60% maior que o registrado no ano anterior. Atualmente, a iniciativa já reciclou mais de duas toneladas em jogos do clube na segunda divisão nacional.

“Ver um clube da grandeza e da história do Vasco engajado ativamente em um projeto de reciclagem como esse é motivo de grande felicidade. Essa parceria mostra que sustentabilidade e futebol podem, e devem, caminhar juntos. Nosso objetivo com o Recicla Junto é criar uma cultura de responsabilidade ambiental dentro e fora dos estádios, e São Januário agora será um exemplo dessa transformação”, destacou Augusto Freitas, presidente-executivo da Cristalcopo e fundador do Recicla Junto.