A Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025 começará neste sábado (14) e reunirá os principais jogadores do mundo. Mais do que os grandes desempenhos dentro de campo, vários atletas que estarão no torneio também se destacam no universo comercial.
Com o destaque conquistado dentro das quatro linhas, os jogadores chamam a atenção de diversas marcas. As empresas buscam se associar aos craques com o objetivo de aproveitar a popularidade para evoluir a presença e a conexão com o público mundial.
Alguns atletas utilizam suas imagens e, algumas vezes, o poder aquisitivo conquistado por meio do futebol para se aventurar no mundo dos negócios, com investimentos em empresas dos mais variados tipos.
Lionel Messi
Lionel Messi estará na Copa do Mundo de Clubes com o Inter Miami, equipe da Major League Soccer (MLS) que se classificou como representante do país-sede, os Estados Unidos.
Considerado por muitos o melhor jogador de futebol de todos os tempos, o craque argentino não possui uma personalidade que atrai muitos holofotes, mas o desempenho extraordinário dentro de campo fez com que chegasse na reta final de sua carreira com diversos parceiros.
Atualmente, Messi possui acordos comerciais com Adidas, Mastercard, Hard Rock Cafe, Apple, Michelob Ultra, Lay’s, Beats, MM Winemaker SA e eFootball.
Fora de campo, porém, o argentino não tem resultados tão bons. Lionel Messi já esteve envolvido em investimentos como empresa imobiliária, restaurante, loja de sapato e marca de roupas, entre outros.
Hoje em dia, o camisa 10 do Inter Miami está envolvido com a marca de isotônico Más by Messi e no Deportivo LSM, clube fundado por Luis Suárez, também jogador do time norte-americano, que pretende entrar no futebol uruguaio profissional nos próximos anos.
Vinicius Júnior
O brasileiro Vinicius Júnior disputará o Mundial de Clubes pelo Real Madrid. A estrela da seleção brasileira se destaca fora dos gramados por acordos com grandes empresas globais.
Além de ser um dos principais atletas da Nike, o atacante, eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa em 2024, também tem acordos com Pepsico, Rexona, Playstation, Gatorade, Omo, Clear, Unesco, Betnacional, Vivo e Visit Dubai.
Sergio Ramos
O zagueiro Sergio Ramos, que ganhou grande destaque no mundo da bola principalmente por conta de sua longa e vitoriosa passagem pelo Real Madrid, estará no Mundial com o Monterrey, do México.
O espanhol não possui muitos acordos comerciais, tendo apenas Mizuno, FSI Training e Unicef como parceiros. Seu foco maior, talvez até pelo momento de final de carreira que vive, está nos investimentos.
Sergio Ramos também é empresário há alguns anos. O jogador é proprietário do haras Yeguada SR4, que tem em seu portfólio cavalos que já foram vendidos por € 1,5 milhão, segundo o jornal espanhol As.
O zagueiro do Monterrey também tem participações em diversos projetos e empresas do ramo imobiliário, com atuação principalmente na Espanha.
Erling Haaland
Erling Haaland também estará na Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025, com o Manchester City. O norueguês também conta com diversos acordos comerciais, alguns deles focados em seu país natal.
Além de ser um dos principais rostos da Nike, Haaland é patrocinado pelo DAZN, plataforma de streaming que é dona dos direitos de transmissão globais do torneio, além de Prime (bebida energética criada pelos influenciadores Logan Paul e KSI), Bendit e Seafood from Norway. As duas últimas marcas são norueguesas.
Harry Kane
O atacante Harry Kane, do Bayern de Munique, também estará no torneio organizado pela Fifa. O jogador inglês conta com parcerias comerciais e investimentos de destaque.
Entre seus patrocinadores, estão Reflo, 3Bears, Skechers, Starbucks (no Reino Unido), Statsports e Vital Drinks.
Assim como Sergio Ramos, Harry Kane está envolvido na indústria imobiliária e faz parte da diretoria da Edward James Investments Limited. Além disso, também participa da The Harry Kane Company, empresa que administra sua própria carreira.