O São Paulo receberá, em até seis meses, o projeto para renovação do Estádio do Morumbi. O clube e a construtora WTorre assinaram, nesta sexta-feira (29), um contrato de exclusividade para que a empresa monte o projeto de revitalização e ampliação do estádio.
A informação foi revelada inicialmente pela colunista Monica Bergamo, da Folha de São Paulo, e confirmada pela reportagem da Máquina do Esporte.
O negócio fará com que a WTorre, que foi responsável pela construção do Allianz Parque, estádio do Palmeiras, monte o projeto para ampliar a capacidade do Morumbi para 85 mil torcedores em dias de jogos e 100 mil pessoas em dias de shows.
Além disso, um estacionamento com capacidade para 2 mil veículos também terá de fazer parte do projeto, que é um pouco diferente daquele alinhado com o Palmeiras no Allianz. Assim como feito com o clube rival, a empreiteira será responsável por captar o dinheiro necessário para a obra. A gestão do Morumbi, porém, ficará com o São Paulo. A WTorre terá, pelo seu lado, participação em parte das receitas do complexo.
Uma delas deve vir da criação de um espaço que funcione para eventos menores, a exemplo do que acontece no Allianz Parque. O anfiteatro do Morumbi teria capacidade para 20 mil pessoas e funcionaria de forma modular. Com isso, poderia abrigar eventos menores, sem a necessidade de abrir todo o estádio.
A ideia é, assim que o projeto for aprovado pela diretoria executiva do clube, ser levado para votação dentro do Conselho Deliberativo. O órgão de associados é que dará a palavra final sobre o negócio.
O ambicioso plano do Novo Morumbi
O negócio reforça ainda mais os planos do clube paulista para seu estádio. Também recentemente, o São Paulo fechou um contrato de cinco anos com a produtora de shows Live Nation, que terá exclusividade para uso do estádio para eventos.
A expectativa é de que o “Novo Morumbi” fique pronto até 2030, quando o São Paulo celebrará seu primeiro centenário. Com a reforma, o Tricolor Paulista aproxima-se do projeto de ter uma arena enorme para aumentar a arrecadação com bilheteria. Em 2023, como mostrou a Máquina do Esporte com exclusividade, o clube paulista foi o líder em lucro na venda de ingressos para o Campeonato Brasileiro, batendo rivais como Flamengo e Palmeiras.
O acordo com a WTorre é o segundo grande negócio que o clube anuncia para o Morumbi nesta semana. Antes, na terça-feira (26), a Mondelez Internacional anunciou um acordo de três anos para dar nome ao estádio. A partir do dia 1º de janeiro de 2024 e até 31 de dezembro de 2026, o local se chamará MorumBis, em alusão ao chocolate que é o carro-chefe da empresa no Brasil.