A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) lançou o Campeonato Brasileiro da modalidade, que será disputado pela primeira vez de maio a dezembro de 2024. A ideia é montar uma disputa com a participação de 20 clubes, sendo 10 times ligados ao futebol. A iniciativa foi lançada oficialmente há quatro dias com uma campanha intensa nas redes sociais.
Para financiar o projeto, a entidade nomeou a Sports Hub como agência oficial para captar cotas de patrocínio, o que inclui os naming rights do campeonato, além da venda dos direitos de transmissão.
“Já temos dois patrocínios fechados, que serão anunciados em dezembro. No momento, estamos com as tratativas jurídicas para fechar o acordo de naming rights”, afirmou Sergio Gomes, sócio-diretor da Sports Hub.
Direitos de transmissão
Para a primeira edição do torneio, o objetivo da CBFS é colocar os jogos em todas as plataformas. Segundo a Máquina do Esporte apurou, há conversas com Band (TV aberta), Sportv, ESPN e BandSports (TV fechada), Paramount+, YouTube, Nosso Futebol e NSports (streaming). Ninguém ainda fechou, mas há emissoras mais adiantadas que outras por um acordo.
“Queremos fechar um grupo muito grande de emissoras de transmissão. A ideia é termos uma TV aberta, uma TV fechada e canais de streaming. Serão dois a quatro jogos transmitidos por rodada”, contou Gomes.
Na TV aberta, haverá exibição de jogos de acordo com a grade de programação da emissora, ou seja, com a possibilidade de partidas em horários alternativos, como sexta-feira à noite ou sábado de manhã, conforme a disponibilidade do canal.
Formato
A CBFS estabeleceu que os 20 clubes que forem disputar o Brasileirão de Futsal serão divididos em dois grupos de 10 times, com jogos em turno e returno. Daí sairão 8 equipes em cada chave, que disputarão as fases de mata-mata até a decisão. A confederação quer ter times de todas as regiões do país, incluindo Norte, Nordeste e Centro-Oeste, em geral pouco representadas nas ligas nacionais.
A entidade pretende atrair muitos times de futebol para ajudar a popularizar o torneio. Grêmio, Athletico-PR, São Paulo, Botafogo, Vasco, Cruzeiro, Sport, Fortaleza, Ceará e Sampaio Corrêa teriam enviado cartas de interesse à confederação. Entre os membros da CBFS, também se fala em clubes como Botafogo, Flamengo, Fluminense, Internacional e Palmeiras, alguns deles sem nenhuma tradição no futsal.
Outra iniciativa da confederação será atrair os principais clubes que hoje disputam a Liga Nacional de Futsal (LNF), competição criada em 1996 e gerida pelos clubes. O argumento da CBFS é que a entidade concederá uma premiação maior e que seu campeonato dará chancela para a disputa de torneios internacionais, como a Copa Libertadores.
Carlos Barbosa, Cascavel, Corinthians, Foz Cataratas, Jaraguá, Joinville, Magnus Sorocaba, Minas, Pato Futsal e Praia Clube são os times que a confederação pretende trazer para a nova competição.