Pular para o conteúdo

Ricardo Trade, o Baka, será CEO da Liga Nacional de Futsal

Executivo integrou projetos como os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 e a Copa do Mundo do Brasil 2014

Ricardo Trade, o Baka, é o novo CEO da Liga Nacional de Futsal - Divulgação

Ricardo Trade, o Baka, será CEO da Liga Nacional de Futsal - Divulgação

A Liga Nacional de Futsal (LNF) anunciou, nesta terça-feira (16), a criação do cargo de CEO e confirmou Ricardo Trade, conhecido como Baka, como responsável pela função a partir de 1º de janeiro de 2026.

“Recebi o convite com muita alegria e prontamente aceitei fazer parte da transformação da LNF e do futsal brasileiro”, contou o executivo.

A decisão foi tomada pela diretoria eleita para comandar a entidade pelos próximos quatro anos, liderada pelo futuro presidente Fellipe Drommond.

“Agradeço a confiança da diretoria e de todas as franquias que compõem a entidade. Será uma volta, um reencontro com a modalidade, uma vez que participei da Liga Futsal no início dos anos 2000. Será um prazer colaborar com o futsal, um dos esportes com mais praticantes no nosso país”, afirmou Trade.

Experiência

Com mais de quatro décadas de atuação no mercado esportivo, Ricardo Trade esteve à frente de projetos como os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 e a Copa do Mundo do Brasil 2014. O executivo também coordenou iniciativas em modalidades como vôlei, basquete e padel, além de ter sido goleiro da seleção brasileira de handebol por oito anos.

Nos últimos anos, Baka foi CEO da Copa América dos EUA 2024 e vice-CEO de operações da Copa do Mundo do Catar 2022. Também participou da candidatura do Brasil como país-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027.

Competição

Criada em 1996, a Liga Nacional de Futsal é considerada uma das principais do mundo. A temporada de 2025 terminou com o Jaraguá conquistando o hexacampeonato ao vencer o Corinthians na final realizada no último sábado (13).

“A LNF não é apenas uma competição; é um ativo esportivo brasileiro, moderno, estruturado, com governança e gestão profissional”, exaltou Baka.

“É um espetáculo único. Futsal é gol, magia, intensidade. É um esporte dinâmico, emocionante, no qual não se pode piscar para não perder um lance impactante”, acrescentou o CEO.

A edição de 2025 contou com naming rights da Cresol, além de patrocínios da Umbro e da Casa de Apostas. As transmissões foram realizadas em diferentes plataformas, incluindo BandSports, Xsports e Goat.