Liga tecnológica de golfe criada por Tiger Woods anuncia calendário oficial para 2025

Liga de golfe criada por Tiger Woods terá primeira temporada disputada a partir de janeiro de 2025 - Divulgação

A TGL Golf, liga de golfe indoor criada por Tiger Woods e Rory McIlroy (que foi anunciada com outro nome no longínquo mês de agosto de 2022), revelou, enfim, o calendário oficial para a primeira temporada, que começará em janeiro de 2025. O torneio terá menos de três meses de duração e reunirá jogadores do PGA Tour, principal competição de golfe do mundo.

Todas as partidas da TGL Golf serão disputadas no SoFi Center, na Flórida (EUA). Com capacidade para 1.500 pessoas, o ginásio foi construído para receber a liga e conta com diversas especificações.

O torneio terá a participação de seis equipes de cidades espalhadas pelos Estados Unidos: Atalanta Drive GC, Boston Common Golf, Jupiter Links Golf Club (equipe de Tiger Woods), Los Angeles Golf Club, New York Golf Club e The Bay Golf Club.

Todas as equipes são formadas por estrelas do golfe. Juntos, os jogadores acumulam 230 títulos no PGA Tour, 33 títulos de Majors e 834 semanas no topo do ranking do esporte.

Serão 15 partidas na temporada regular, com a primeira marcada para o dia 7 de janeiro e a última para 4 de março. Os playoffs, com semifinal em partida única e final em série de melhor de três, acontecerão nos dias 17, 18 e 25 de março.

Diversas personalidades esportivas e do entretenimento estão envolvidas com equipes que disputarão o torneio. Atletas como Serena Williams, Venus Williams, Giannis Antetokounmpo e Stephen Curry, entre outros, possuem participações em times.

Tecnologia

A TGL Golf tem como proposta ser uma liga de alta tecnologia. As partidas começarão com tacadas em um simulador de golfe, posicionado dentro do SoFi Center.

Quando os jogadores se aproximarem do buraco no simulador, a partida segue para o mundo real, também no SoFi Center. A área em que o buraco estará posicionado poderá ser rotacionada 360º, e a grama poderá ser inclinada, alterando a topografia do terreno.

Nas ligas convencionais, o espaço necessário para as disputas é muito maior. Como toda a ação será concentrada dentro do ginásio, as partidas poderão ser acompanhadas presencialmente pelos torcedores de forma muito mais fácil do que em um torneio comum. Os ingressos estão sendo vendidos por valores a partir de US$ 160.

A TGL Golf será transmitida ao vivo pela ESPN (TV fechada) e pelo ESPN+ (streaming) nos Estados Unidos. Durante as partidas, os jogadores estarão microfonados, o que permitirá que os telespectadores ouçam as conversas diretamente dos jogos.

Formato de disputa

As partidas terão 15 buracos disputados em duas sessões. As disputas em trios terão 9 buracos, enquanto as individuais terão 6. Cada buraco valerá 1 ponto, mas as equipes terão o “Martelo”, recurso que aumentará o valor.

Na temporada regular, disputada em formato “todos contra todos”, as equipes receberão 2 pontos para cada vitória e 1 ponto para derrotas na prorrogação, assim como na NHL, liga norte-americana de hóquei no gelo.

As quatro melhores equipes da temporada regular se classificarão para os playoffs, direto para as semifinais, disputadas em partida única. As finais terão uma série de melhor de três.

Sair da versão mobile