O Comitê Olímpico do Brasil (COB) lançou oficialmente, nesta quinta-feira (23), o “Nação Esportiva”, programa que convida a torcida brasileira a apoiar o esporte olímpico do país, destinando até 7% do Imposto de Renda (IR) devido para projetos que impactam diretamente o Time Brasil. A iniciativa tem como objetivo transformar a contribuição fiscal em investimento social, fortalecendo a base esportiva e a preparação dos atletas rumo aos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.
“Nem todo herói usa capa. Aqui, a gente veste quimono, collant, touca, joelheira… e você pode vestir a camisa do Time Brasil”, resume o conceito da campanha.
A proposta é a seguinte: sem nenhum custo adicional para contribuintes de IR no modelo completo, o valor destinado é revertido integralmente para programas do COB aprovados pelo Ministério do Esporte. A pessoa destina até 7% do Imposto de Renda devido no ano corrente e recebe o valor completo de volta após a declaração do IR no ano seguinte, aumentando o que tem para receber ou abatendo do saldo a pagar. Ou seja, o valor aportado em projetos do COB retorna 100% para a pessoa que decidiu participar. É possível ainda fazer a contribuição sem buscar o benefício fiscal, como uma doação ao programa.
“O ‘Nação Esportiva’ é o resumo do que queremos para o esporte olímpico brasileiro. Quanto mais aproximarmos o torcedor e o cidadão comum do Time Brasil, mais próximos estaremos de sermos um país que consome e pratica esportes. É também uma grande oportunidade de transformar o imposto em desenvolvimento, fazendo com que cada brasileiro se sinta parte das conquistas dos nossos atletas”, disse Marco Antonio La Porta, presidente do COB.
“Essa é mais uma forma de mostrar que o esporte é um patrimônio nacional e que, quando a sociedade e o COB caminham juntos, o resultado é um país mais forte, saudável e unido. Falamos muito de nação esportiva desde que assumimos o COB. É um lema, um compromisso, contribuir para a transformação do Brasil em uma nação esportiva de fato. E, agora, esse mantra nomeia nosso programa de doação, que é, na verdade, um movimento de amor ao esporte e ao Brasil”, acrescentou.
De acordo com o COB, na lista de beneficiados estarão os Jogos da Juventude, a maior competição multiesportiva juvenil do país, que reúne mais de 4 mil jovens atletas e ajuda a revelar os futuros talentos do esporte nacional, e a Missão Olímpica, programa que garante a preparação técnica, física e mental do Time Brasil em busca dos melhores resultados nas competições realizadas nos ciclos olímpicos.
Quem participar do programa ainda receberá benefícios exclusivos, de acordo com o valor destinado: certificado digital, vídeos personalizados de agradecimento de atletas beneficiados, presença e descontos na COB Expo e na Corrida Time Brasil, além de experiências no Centro de Treinamento e até presença em eventos oficiais como o Prêmio Brasil Olímpico e o Hall da Fama.
Segundo o COB, toda a operação será auditada seguindo o padrão de governança das demais iniciativas da entidade. A destinação poderá ser feita até 26 de dezembro, por meio do site oficial do “Nação Esportiva”, desenvolvido em parceria com a Abrace uma Causa.
“Com o ‘Nação Esportiva’, o brasileiro tem a chance de direcionar parte de um recurso que já é seu para um propósito nobre: o desenvolvimento do esporte olímpico. É uma iniciativa totalmente transparente, segura e de alto impacto social. Queremos que as pessoas entendam que, com um gesto simples e gratuito, elas podem mudar a realidade de milhares de atletas e contribuir para o futuro do esporte brasileiro”, explicou Marcelo Vido, diretor de operações do COB.