Pular para o conteúdo

COB revela nova logomarca do Time Brasil para o ciclo de Los Angeles 2028

Design ganhou um toque mais moderno e traz os cinco aros olímpicos nas cores originais

Mascote oficial do Time Brasil, Ginga foi o responsável pela revelação da nova logomarca - André Durão / COB

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) revelou, nesta quinta-feira (30), a nova logomarca do Time Brasil para o ciclo dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. O anúncio foi feito no evento de celebração de posse da nova gestão do COB, capitaneada pelo presidente Marco Antonio La Porta e a vice-presidente Yane Marques, no Campo Olímpico de Golfe, no Rio de Janeiro (RJ).

A nova marca ganhou um toque mais moderno e traz os cinco aros olímpicos nas cores originais. De acordo com o COB, houve ainda a preocupação em manter elementos que representassem a tradição do Movimento Olímpico brasileiro, “reforçando uma identidade forte e duradoura”, além de remeter ao âmbito esportivo, com a utilização de um brasão. Com o slogan “Juntos por uma nação esportiva”, a nova marca do Time Brasil já começou a ser usada de imediato nos canais digitais da entidade.

“Do ponto de vista de branding, fazia todo o sentido a marca do Time Brasil ter os aros olímpicos na forma colorida, original do COI [Comitê Olímpico Internacional]. Os aros são uma das marcas mais valiosas e difundidas do mundo, e nós queríamos trazer essa valorização para nossa logomarca. Além disso, procuramos implementar um design mais moderno, sem deixar de atrelar à nossa identidade verde-amarela muito bem consolidada no imaginário do torcedor brasileiro”, afirmou Marco Antonio La Porta, presidente do COB.

“Nada melhor do que um novo design, mais moderno e leve, para representar o momento atual do Movimento Olímpico brasileiro. Estamos atentos à necessidade de ‘conversar melhor’ com o público que consome o esporte olímpico brasileiro e, além da marca nova, vamos buscar novos caminhos para contribuir na criação de uma nação esportiva”, explicou Manoela Penna, diretora de comunicação e marketing do COB e colunista da Máquina do Esporte.

Vale destacar ainda que, para trazer um visual mais jovem, foi desenvolvido um processo de “redesign” para apresentar traçados mais modernos e redondos. O resultado foi revelado em um ato simbólico, pela mascote oficial do Time Brasil, o Ginga, vestindo uma camisa estampada com a marca diante de atletas, ex-atletas, presidentes e dirigentes de confederações, autoridades, parceiros e patrocinadores do Movimento Olímpico brasileiro presentes no evento.