O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou uma série de alterações para o Programa Olímpico dos Jogos de Los Angeles 2028 com o intuito de promover a igualdade de gênero na próxima edição das Olimpíadas.
Haverá 351 eventos valendo medalha, 22 a mais do que em Paris 2024, mesmo mantendo a cota de 10.500 atletas. Houve a alocação de 698 vagas para os cinco esportes adicionais propostos pelo Comitê Organizador de Los Angeles 2028: beisebol/softbol, críquete, flag football, lacrosse e squash.
Com a confirmação do boxe, aprovado pela Assembleia do COI em março de 2025, o programa de LA28 será composto por 31 esportes. O boxe corria o risco de deixar o programa por causa da falta de reconhecimento da Associação Internacional de Boxe (IBA, na sigla em inglês), acusada de manipulação de resultados e corrupção.
A autorização foi ratificada após o reconhecimento provisório da World Boxing, criada em 2023, como nova federação internacional da modalidade.
Esportes coletivos
Pela primeira vez na história, todos os esportes coletivos terão pelo menos o mesmo número de equipes femininas e masculinas.
O polo aquático aumentou em duas o número de seleções femininas, totalizando agora 12 times, o mesmo número da versão masculina. Já o futebol terá 16 seleções femininas contra apenas 12 times masculinos.
Igualdade
No programa esportivo inicial, com a participação de 10.500 atletas, haverá 5.333 vagas para mulheres e 5.167 para homens. Os esportes adicionais somam 322 competidoras e 376 competidores.
Também foram adicionados ao programa mais seis provas mistas, totalizando 161 disputas femininas, 165 masculinas e 25 mistas.
Mudanças
No boxe, as mulheres ganharam uma categoria adicional, que garante paridade de gênero.
Houve a expansão dos eventos mistos no tiro com arco, atletismo (com a inclusão do revezamento misto 4x100m), golfe, ginástica artística, remo e tênis de mesa.
A natação incluiu as disputas dos 50m costas, borboleta e peito. Anteriormente, entre as provas curtas, apenas os 50m livre eram disputados nas piscinas olímpicas.
O remo terá as provas de solo masculino e feminino, além do esquife duplo misto. Já a escalada esportiva desdobrou as provas de Boulder e Led, que passarão a ser disputadas separadamente, concedendo mais medalhas.
Por fim, o basquete 3×3, incluído nos Jogos de Tóquio 2020, subiu o número de vagas de 8 para 12 seleções por gênero.
Pedidos
No total, 24 das 31 federações internacionais olímpicas apresentaram algum pedido de alteração na programação. Desses, 46 novos eventos foram solicitados (16 no masculino, 17 no feminino e 13 mistos).
Seis dessas solicitações substituiriam eventos existentes. Outras 40 provas foram requisitadas para serem adicionadas à programação olímpica.