Pular para o conteúdo

COI programa partidas de críquete em Los Angeles 2028 com horários para potencializar audiência na Índia

País mais populoso do mundo é o principal consumidor da modalidade considerada pela entidade como trunfo para venda de direitos de transmissão

Disputas do críquete nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 serão realizadas na cidade de Pomona - Reprodução / X (@LA28)

O críquete voltará aos Jogos Olímpicos em Los Angeles 2028 e Comitê Olímpico Internacional (COI) tem se movimentado para potencializar o impulso de audiência que o esporte pode gerar.

A entidade divulgou o calendário da próxima edição das Olimpíadas com os jogos da modalidade em horários bons para a Índia, país que tem o maior número de praticantes e, mais do que isso, uma população que ultrapassa 1,4 bilhão de pessoas.

As competições do críquete acontecerão entre 12 de julho, dois dias antes da abertura oficial, e 29 de julho, com partidas disputadas na cidade de Pomona, a aproximadamente 50 quilômetros de Los Angeles. 

Seis equipes por gênero estarão na briga pelas medalhas. Cada país poderá levar 15 membros por time. Serão, portanto, 180 atletas de críquete na Vila Olímpica de Los Angeles 2028.

As partidas serão disputadas às 9h e 18h30 do horário local, que na Índia serão às 21h30 e 7h (do dia seguinte). Os horários facilitam a audiência no país.

Los Angeles 2028 marcará o retorno do críquete aos Jogos depois de sua estreia em Paris 1900. O esporte foi adicionado à próxima edição do evento ao lado de flag football, beisebol, lacrosse e squash.

Audiência

Apesar de não ser muito praticado nas Américas, o críquete se destaca na Índia, Austrália, Inglaterra, Paquistão, entre outros, e gera grande números de audiência ao redor do mundo

A Copa do Mundo de Críquete de 2019, por exemplo, gerou uma audiência média global acumulada de 1,6 bilhão de espectadores.

A última edição do Mundial, disputada em 2023, foi transmitida para 209 territórios, por 20 parceiros de mídia e superou 1 trilhão de minutos de audiência em todo o mundo. A final, entre Índia e Austrália, foi assistida por 300 milhões de pessoas apenas na Índia.

O Super Bowl LIX, considerado um dos principais eventos esportivos do mundo e o de maior destaque nos Estados Unidos, por exemplo, teve audiência de 191,1 milhões de espectadores nos EUA em fevereiro de 2025.

Venda de direitos

Por conta do grande potencial de gerar acréscimos de audiência para Los Angeles 2028, o COI enxerga o críquete como um trunfo para a venda de direitos de transmissão.

Recentemente, Anne-Sophie Voumard, diretora geral de serviços de televisão e marketing do COI, afirmou em entrevista à CNBC que a modalidade pode mudar o status dos Jogos Olímpicos na Índia, o país mais populoso do mundo.

A expectativa da entidade é obter bons contratos de direitos de transmissão no país a partir do apelo que será gerado pelo retorno do críquete aos Jogos.