A montadora japonesa Honda pretende usar Los Angeles 2028 para reforçar sua presença no mercado dos Estados Unidos.
A marca anunciou, nesta segunda-feira (2), um acordo de patrocínio com os Jogos Olímpicos e os Jogos Paralímpicos, que terão a cidade da Califórnia como sede.
O patrocínio da Honda aos eventos será nas categorias “parceira fundadora” e “parceira automotiva oficial”. A empresa fornecerá a frota de veículos acessíveis para os dois eventos esportivos.
A montadora também oferecerá produtos de mobilidade para uso durante os Jogos, com destaque para veículos eletrificados como o Honda 0 Series e o Acura RSX.
Por fim, a Honda ainda disponibilizará produtos esportivos motorizados, incluindo motocicletas, quadriciclos e SxS, bem como “scooters” elétricas e motores para barcos da marca Honda Marine.
Além disso, veículos Honda e Acura serão usados para marcar o ritmo nos eventos de resistência de Los Angeles 2028.
Paris 2024
Os Jogos de Paris 2024 também contaram com uma montadora japonesa como parceira. A Toyota patrocinou tanto o evento olímpico quanto o paralímpico, mas na categoria “parceira global”, fazendo parte do Programa Top do Comitê Olímpico Internacional (COI).
Vale lembrar que a Toyota e outras duas marcas japonesas, Bridgestone e Panasonic, haviam fechado patrocínio aos Jogos Olímpicos a partir de Tóquio 2020.
Elas acabaram permanecendo para Paris 2024, mas encerraram a parceria após o encerramento dos Jogos na capital francesa.
Times olímpico e paralímpico dos Estados Unidos
Além da parceria com Los Angeles 2028, a Honda também será patrocinadora dos times olímpico e paralímpico dos Estados Unidos.
A marca japonesa estará ao lado dos atletas norte-americanos não apenas nos Jogos de Verão, mas também nas Olimpíadas e nas Paralimpíadas de Inverno de Milão-Cortina d’Ampezzo 2026.
“Os fundadores da Honda estabeleceram nossa primeira operação nos Estados Unidos em Los Angeles, há mais de 65 anos, acreditando que o sucesso na América levaria ao sucesso da Honda em todo o mundo”, disse Kazuhiro Takizawa, presidente e CEO da American Honda Motor.
“Em nome dos nossos 30 mil associados nos EUA e no sul da Califórnia, a Honda tem orgulho de fazer parceria com Los Angeles 2028 e a equipe dos EUA para apoiar os atletas notáveis, que seguirão o mesmo caminho para realizar seus sonhos em Los Angeles na busca pelo ouro”, prosseguiu.
A empresa se comprometeu a doar US$ 1 milhão, nos próximos quatro anos, para organizações que atuam na formação de atletas olímpicos e paralímpicos.
Por último, a Honda anunciou ainda que pretende realizar uma colaboração de mídia multiplataforma com a NBCUniversal, para destacar a participação da marca nas coberturas de Milão-Cortina d’Ampezzo 2026 e de Los Angeles 2028.