A empresa de software baseada em nuvem Salesforce encerrou o contrato de patrocínio aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Los Angeles 2028 após um acordo de rescisão com o Comitê Organizador.
Sediada em San Francisco, a Salesforce havia fechado um acordo de sete anos em 2021. Foi, inclusive, o primeiro contrato de patrocínio fechado pelos organizadores dos Jogos de Verão de 2028. No mesmo contrato, a empresa também se tornou patrocinadora do Comitê Olímpico dos Estados Unidos (Usoc, na sigla em inglês), sendo apoiadora do Team USA.
Pelo acordo, a tecnologia Salesforce Customer 360 seria utilizada para aprimorar a experiência digital de torcedores e atletas durante o período de preparação para os Jogos.
A Salesforce também chegou a assinar um contrato com a NBCUniversal para patrocinar a cobertura da Olimpíada e da Paralimpíada na emissora norte-americana, detentora dos direitos de transmissão dos eventos. A parceria comercial teve início nos Jogos de Tóquio 2020, realizados no ano seguinte devido à pandemia de Covid-19, também com validade até o final de Los Angeles 2028.
Ao menos esse acordo, que inclui o fornecimento de software da Salesforce para construir comunidades de fãs olímpicos e paralímpicos para a empresa de mídia, terá prosseguimento.
Fiasco
A saída da Salesforce deixa Los Angeles 2028 com apenas dois parceiros de primeira linha. O Comitê Organizador assinou acordos com a companhia aérea Delta Air Lines, que está pagando cerca de US$ 400 milhões para patrocinar os Jogos, e com o conglomerado de telecomunicações Comcast.
Los Angeles 2028 tem como meta arrecadar US$ 2,5 bilhões em receitas com seu programa de patrocínio doméstico. No entanto, não conseguiu assinar nenhum outro novo acordo de alto nível desde que a Salesforce havia fechado com o evento, há quase três anos.
Os organizadores anunciaram, em dezembro, as saídas do diretor de negócios Brian Lafemina e da CEO Kathy Carter. Anteriormente, em outubro de 2022, Ron Herrera havia deixado o conselho do Comitê Organizador após se envolver em um escândalo de racismo na Câmara Municipal de Los Angeles.
Parcerias
Curiosamente, apesar de deixar o apoio a Los Angeles 2028, a Salesforce manterá uma forte presença no mundo olímpico com o patrocínio aos Jogos de Paris 2024 e aos Jogos de Inverno de Milão-Cortina D’Ampezzo 2026.
A empresa também é apoiadora do Team GB (equipe olímpica do Reino Unido) e da Federação Alemã de Esportes Olímpicos (Dosb, na sigla em alemão). A Salesforce mantém ainda outras parcerias no esporte, como a Fórmula 1 e o Indiana Fever, equipe da nova queridinha da WNBA, Caitlin Clark.