Máquina Talks: CazéTV vira canal líder no YouTube apostando em conexão direta com atletas e torcida

Fábio Medeiros, head de conteúdo do canal, durante o Máquina Talks - Bruno Barros / Fotop

Fábio Medeiros, head de conteúdo da CazéTV, durante o Máquina Talks - Bruno Barros / Fotop

Uma ideia que parecia despretensiosa se tornou o maior canal esportivo no YouTube durante as Olimpíadas de Paris 2024. A história de como surgiu a CazéTV foi contada por Fábio Medeiros, head de conteúdo do canal, durante o Máquina Talks – Transformação Digital no Esporte.

A CazéTV surgiu dentro da estrutura da LiveMode, que era a agência oficial da Fifa para a negociação de direitos de transmissão da Copa do Mundo do Catar 2022 no Brasil.

“Essa relação com a Fifa aparece como oportunidade para o surgimento da CazéTV”, contou Medeiros.

“Não existia um canal de esporte no YouTube no Brasil para explorar  esses direitos. Aí, a LiveMode teve a ideia de trazer um influenciador como o Casimiro Miguel, que por coincidência havia sido estagiário no Esporte Interativo, que trouxe um sucesso muito maior do que a gente imaginava”, acrescentou o executivo, referindo-se ao canal que foi a origem dos principais executivos da LiveMode.

Paris 2024

Mas, se houve destaque nas mídias digitais em eventos como a Copa do Mundo Masculina do Catar 2022 ou a Copa do Mundo Feminina da Austrália e Nova Zelândia 2023, nada se comparou ao sucesso obtido no maior desafio enfrentado pelo canal: a transmissão das Olimpíadas de Paris 2024.

“Copa do Mundo e Euro são eventos gigantescos, com grande audiência. Mas são no máximo três jogos por dia. Nas Olimpíadas, chegamos a fazer mais de 30 eventos por dia”, comparou Medeiros.

Durante os Jogos, segundo ele, a CazéTV atingiu 56 milhões de pessoas no Brasil apostando em uma linguagem diferente, mais informal e que se aproximasse da torcida pelo desempenho dos atletas do Time Brasil.

“A Globo fez uma cobertura incrível, como sempre faz, mas com a linguagem dela, para o público dela. No nosso caso, falamos para o nosso público, que reage da mesma maneira que nossa equipe de transmissão. Essa conexão é muito importante”, afirmou Medeiros.

Além do sucesso no YouTube, a CazéTV também bombou no Instagram, no qual liderou a audiência olímpica, com 129 milhões de pessoas alcançadas com suas publicações.

“No TikTok, ficamos em segundo lugar no planeta, atrás apenas do canal oficial do COI [Comitê Olímpico Internacional], que tinha os direitos das Olimpíadas para todo o planeta, e nós tínhamos apenas para o Brasil”

Fábio Medeiros, head de conteúdo da CazéTV

Segundo uma pesquisa apresentada durante a fala do executivo, 81% do público da CazéTV está na faixa dos 18 a 44 anos, sendo 49% da classe AB, o que serve como uma forma de atrair marcas para patrocinar as transmissões do canal.

Mutirão

Além de estabelecer essa conexão com o público, a CazéTV também se aproximou dos atletas com diversas ações. A mais bem-sucedida delas foi o Mutirão CazéTV, no qual os apresentadores, durante as transmissões, chamavam o público para promover o crescimento digital dos atletas brasileiros.

“Essa ação começou durante o Pan-Americano [de Santiago 2023], com o capitão da seleção brasileira de beisebol. Ele tinha uns 800 seguidores e chegou a 8 mil”, contou Medeiros.

Mas o sucesso e a repercussão da iniciativa foi mais acentuado nas Olimpíadas de Paris. O principal case de sucesso foi com a judoca Bia Souza, campeã olímpica. A atleta saiu de uma base de 14 mil seguidores e chegou a 3,4 milhões de fãs no Instagram. Hoje, o número caiu um pouco, para 3,1 milhões.

“Nas Olimpíadas, geramos 15 milhões de seguidores fazendo essa ação com diversos atletas. Hoje, a Bia Souza tem o dobro de seguidores do que o Teddy Riner, que é o maior judoca do mundo”, comparou Medeiros, referindo-se ao badalado judoca francês, dono de cinco medalhas de ouro olímpicas, sendo três individuais, que conta com 1,5 milhão de fãs na mesma rede social.

Para muitos atletas, o crescimento da base digital gera patrocínios, já que as marcas passam a se interessar por quem fala com um público mais amplo.

“A Bia Souza, hoje, faz propaganda do Bradesco”, destacou o executivo.

O Máquina Talks é mais um evento com a organização da Máquina do Esporte. O encontro para convidados, realizado nesta terça-feira (3), em São Paulo (SP), contou com os patrocínios de Genial Investimentos, End to End e Ticket Sports.

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