A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) estabeleceu um planejamento para 2026 fundamentado em previsibilidade financeira e no calendário de competições. A entidade acredita que sediar eventos internacionais potencializa a massificação das modalidades e, consequentemente, seus retornos comerciais.
O calendário de 2026 terá como um dos marcos o Campeonato Mundial de Marcha Atlética, que será realizado no dia 12 de abril, em Brasília. A CBAt trará em 2026 uma série de outros eventos internacionais.
Ao Maquinistas, podcast da Máquina do Esporte, Wlamir Motta Campos, presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), explicou que a intenção da confederação é utilizar a visibilidade das competições para fortalecer o ecossistema comercial e atrair novos investimentos para a modalidade.
“Quanto mais eu tiver eventos no Brasil é melhor para os nossos atletas, para a massificação da prova, para o marketing, nossos patrocinadores, é melhor para todo o ecossistema. Temos que quebrar paradigmas e fazer”, disse.
Neste cenário, o mercado de corrida de rua é visto como um pilar para o desenvolvimento do setor, com a previsão de 11 mil provas realizadas no país em 2026.
Com um universo de 14 milhões de praticantes, a entidade busca integrar esses atletas amadores à estrutura oficial do atletismo nacional para ampliar a base consumidora do esporte e a jornada de engajamento. A estratégia inclui a candidatura do Brasil para receber o Campeonato Mundial de corrida de rua em 2028.
A CBAt também quer atuar na potencialização deste fenômeno. Para isso, possui um planejamento financeiro concreto para os próximos anos.
“A Confederação Brasileira de Atletismo passa por um momento muito legal. É um momento em que temos ‘musculatura financeira’ para seguirmos durante todo esse ciclo. Nós conseguimos já para 2026, 2027 e 2028 trabalhar com um planejamento muito concreto, porque já tenho receitas, datas e os eventos”, exaltou Wlamir Motta Campos.
O podcast Maquinistas, apresentado por Erich Beting e Gheorge Rodriguez, com a participação de Wlamir Motta Campos, presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), estará disponível a partir de terça-feira (13), a partir das 19h (horário de Brasília), no canal da Máquina do Esporte no YouTube.
