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Estratégia global da 361º usa patrocínio a atletas no Ocidente para potencializar consolidação na Ásia

Marca chinesa aposta em nomes como Nikola Jokic para gerar credibilidade no mercado oriental

Sérgio Baccaro, CEO da 361º no Brasil, e Camila Pinheiro, gerente de marketing da 361º no Brasil, participaram do Maquinistas, podcast da Máquina do Esporte - Arte / Máquina do Esporte

A marca esportiva chinesa 361º implementa uma estratégia de patrocínios globais que utiliza grandes nomes do esporte ocidental, como o astro da NBA Nikola Jokic, para reforçar a credibilidade de seus produtos, visando principalmente o crescimento de vendas na Ásia.

Em vez de focar o retorno imediato nas vendas do mercado americano ou europeu, a companhia prioriza o impacto de imagem que a associação com atletas de elite e eventos de prestígio gera em seu mercado doméstico.

A parceria com o jogador com alto desempenho e visibilidade na principal liga de basquete do mundo, é vista como uma chancela de qualidade para o consumidor asiático. Em entrevista ao Maquinistas, podcast da Máquina do Esporte, Sérgio Baccaro, CEO da 361º no Brasil, explorou a estratégia.

“O basquete na China tem um peso muito grande, não só na audiência que ele cede, mas também na venda de produtos lá [na China]. Nós tiramos recentemente o Jokic da maior marca esportiva do mundo, porque o próprio Jokic percebeu que o grande volume de negócios nem está mais no Ocidente, está na Ásia”, exaltou.

Essa abordagem reflete uma mudança de eixo no poder de consumo do esporte. O volume de negócios gerado na Ásia, particularmente na China, tem se desenvolvido a ponto de ser o principal foco das marcas do continente.

“Um exemplo interessante, que não tem a ver com basquete, mas explica um pouco, aconteceu em Rio 2016, quando a 361º estava entrando no Brasil. Esse patrocínio não estava preocupado com o Brasil, estava preocupado em mostrar na Ásia, na China, que a 361º naquele momento estava patrocinando o maior evento do mundo”, lembrou Baccaro.

Além de utilizar o basquete para consolidar sua presença na China, o fato de Jokic ser sérvio também faz parte de uma estratégia de expansão geográfica da 361º para países próximos à Ásia.

A ideia é seguir um crescimento linear e gradual, utilizando a notoriedade de atletas locais para se aproximar de mercados vizinhos antes de buscar o grande salto para regiões distantes como a América Latina.

O episódio do Maquinistas, podcast apresentado por Erich Beting e Gheorge Rodriguez, com a participação de Sérgio Baccaro, CEO da 361º no Brasil, e Camila Pinheiro, gerente de marketing da 361º no Brasil, estará disponível no canal da Máquina do Esporte no YouTube a partir das 19h (horário de Brasília), nesta terça-feira (4).