A passagem do atacante Luis Suárez (atualmente no Inter Miami) revolucionou diversas áreas no Grêmio. Em 2023, embalado pela presença do uruguaio, o programa de sócio-torcedor do clube bateu recordes, com 118 mil inscritos em seu auge. No marketing, o atleta também foi peça fundamental para a estratégia da equipe de se reconectar ao torcedor, após uma temporada do Tricolor Gaúcho na Série B do Brasileirão, em 2022.
O cenário pós-Suárez pode parecer desafiador, mas o diretor de comunicação do Grêmio, Paulo Ludwig, tem um plano para manter elevado o engajamento dos torcedores. Em entrevista ao podcast Maquinistas, da Máquina do Esporte, ele explicou que o retorno do clube à Copa Libertadores terá um papel essencial para que a conexão com a torcida continue forte. O Grêmio já conquistou três vezes o título do torneio continental.
“Estamos preparando uma campanha forte sobre o retorno do Grêmio à Libertadores. A competição e o clube nasceram um para o outro, e vamos aproveitar este momento”, disse Ludwig.
Ações pensadas para o torcedor
Segundo Paulo Ludwig, desde que a atual gestão tomou posse no Grêmio, as ações de comunicação e marketing do clube têm sido elaboradas com base na ideia de reconectar o time à torcida.
“Sempre que uma ideia é pensada nessas áreas, questionamos: a ação vai em direção ao torcedor? No futebol, é comum os clubes pedirem muito apoio às suas torcidas. Mas o que eles oferecem em troca?”, ponderou.
Entre as iniciativas pensadas para engajar os torcedores, Ludwig citou os jogos-treinos realizados no início da temporada 2023, que contaram com presença exclusiva de sócios-torcedores.
A festa de apresentação de Suárez na Arena do Grêmio também contou com ações que seguiram essa lógica.
“Naquela ocasião, pusemos sócios dentro do gramado, no banco de reservas, em locais onde, anteriormente, seria inimaginável a torcida estar”, recordou.
Segundo Ludwig, a escolha da nova mascote Flecha Negra, personagem inspirado no ex-jogador Tarcísio (recordista de partidas e gols marcados pelo Grêmio) foi outro exemplo de ação pensada para reforçar o vínculo com a torcida.
“Este era um pedido antigo dos torcedores, que diziam: ‘Por que não fazer uma homenagem mais perene ao Tarcísio?’ Neste ano, resolvemos colocar isso na rua. Os desenhos foram enviados por torcedores, e escolhemos o melhor. Então, todas as ações têm o sócio e o torcedor como protagonistas”, destacou.
Veja abaixo a entrevista completa de Paulo Ludwig, diretor de comunicação do Grêmio, ao Maquinistas, exibida pelo canal da Máquina do Esporte no YouTube: