A criação de conteúdo para plataformas digitais tornou-se, nos últimos anos, um segmento capaz de gerar grandes ganhos financeiros. Mas, para Dayyán Morandi, diretor da 4Content, os clubes do futebol brasileiro ainda não têm esse entendimento.
No podcast Maquinistas, da Máquina do Esporte, o executivo apontou que os esforços das equipes ainda estão voltados majoritariamente para outros tipos de receitas comerciais, mais atreladas aos patrocínios. As equipes, porém, não se atentam para a possibilidade de ligar essa estratégia à criação de conteúdos.
“O conteúdo ainda é uma estratégia de marketing, que não é a principal porque a maior fonte de receitas vem de patrocínios. Só que quando você tem uma audiência muito grande, aquele dinheiro é tão grande quanto o de patrocínio. Falta um pouco para o Brasil olhar mais para o lado comercial para criar produtos que realmente vão fazer a diferença”, disse o executivo.
Para Dayyán Morandi, o mercado ainda carece de profissionais capacitados para transformar os conteúdos em fontes de receita. Pensando nisso, a 4Content, que atua na criação de estruturas de conteúdo para potencializar essa fonte, lançará uma plataforma de treinamentos.
“Falta a gente ter profissionais suficientes para fazer o mercado girar. O clube de futebol está muito bem preparado, tem todos os grandes aspectos esportivos que os europeus têm, mas não temos tantos profissionais de mídia trabalhando dentro da indústria do futebol”, avaliou.
“Queremos lançar nos próximos três meses uma plataforma digital de treinamento de profissionais para conseguirmos construir pessoas que possam trabalhar dentro da indústria esportiva. Queremos levar nossa experiência para possibilitar que quem quer entrar na indústria saiba por onde começar”, contou o diretor.
Durante sua participação, Dayyán Morandi também contou sobre alguns casos de destaque de sua carreira, como a gestão de todo o conteúdo criado a partir da transferência de Gabigol do Flamengo para o Cruzeiro.
O episódio do podcast Maquinistas, apresentado por Erich Beting e Gheorge Rodriguez, com participação de Dayyán Morandi, diretor da 4Content, irá ao ar nesta terça-feira (25), a partir das 19h (horário de Brasília), no canal da Máquina do Esporte no YouTube: