Maquinistas: Desafio da The Players’ Tribune no Brasil é ir além na relação com atletas, diz Eduardo Paulsen

Eduardo Paulsen, em entrevista ao Maquinistas - Reprodução / YouTube (@maquinadoesporte)

Fundada pelo ex-jogador de beisebol Derek Jeter, verdadeira lenda do esporte nos Estados Unidos, a The Players’ Tribune encontrou um terreno fértil para crescer e se consolidar no mercado norte-americano.

Desde que iniciou suas operações no Brasil, porém, a plataforma que busca se posicionar como “A Voz dos Atletas” tem percorrido um caminho inverso do verificado em seu país de origem, onde conta com a fama de seu fundador. Aqui, um país em que o beisebol está muito longe de ser um esporte de massa, poucas pessoas sabiam quem era o fundador da The Players’ Tribune. E assim o portal teve de buscar outros meios de crescer e adquirir relevância.

Hoje, o grande desafio da plataforma no país é ir além em sua relação com a comunidade de atletas brasileiros. A afirmação foi feita por Eduardo Paulsen, em entrevista concedida ao podcast Maquinistas, da Máquina do Esporte, transmitida nesta terça-feira (23), pelo YouTube.

Ele é o diretor da Minute Media no Brasil, empresa com sede em Londres, Reino Unido, que adquiriu a The Players’ Tribune em 2019 e que também é dona do site especializado em futebol 90min.

“Desde o início das nossas operações no país, crescemos muito. Porém, sinto que precisamos ir além. Em 2024, grande parte dos nossos esforços estarão centrados em alcançar e conquistar a comunidade de atletas. Mas chegar de maneira relevante, para que o cara conheça nosso trabalho, aprecie e queira voltar sempre”, destacou Paulsen.

Produzir conteúdos que emocionem

Atrair cada vez mais atletas é essencial para que a The Players’ Tribune consiga cumprir seu objetivo, que é oferecer histórias com profundidade e capazes de emocionar.

Paulsen comentou a respeito dos principais públicos buscados pela The Players’ Tribune. O primeiro alvo, segundo ele, está nos atletas.

“Nosso objetivo é fazê-los felizes. Se não estão satisfeitos com nosso conteúdo, não serve”, disse.

A plataforma também busca o público geral, que se emocionará e se entreterá com os materiais disponibilizados. E, por fim, as mídias tradicionais são parte do foco da The Players’ Tribune, uma vez que os conteúdos trazidos ajudam a alimentar pautas para emissoras de TV, sites de notícias e jornais.

“Os veículos tradicionais perceberam que somos provedores de um conteúdo exclusivo, ao qual eles dificilmente conseguiriam ter acesso sozinhos”, afirmou.

Profundidade x agilidade

Eduardo Paulsen explicou que a The Players’ Tribune está preocupada com o lado sentimental, trazendo histórias que emocionem.

“É um conteúdo profundo e que demanda tempo para ser produzido”, disse.

Essa característica básica da plataforma faz com que ela se veja diante de um desafio e tanto, em uma época em que as novas gerações têm se mostrado consumidoras cada vez mais ávidas de materiais de curta duração e produzidos com maior agilidade.

“Quando se fala em conteúdo longo, conseguimos ir bem. Mas quando entra um material mais curto, ainda estamos aprendendo como lidar, sobretudo na questão de como dar profundidade a algo de curta duração. Estamos nos questionando, inclusive, se os materiais mais curtos necessitam ter tamanha profundidade”, revelou.

Paulsen citou o exemplo recente de uma experiência nesse sentido, que foi o áudio enviado pelo ex-atacante Washington ao jogador John Kennedy, um dos heróis do Fluminense na conquista da Copa Libertadores 2023, material que depois viralizou nas redes sociais. De acordo com o executivo, a questão dos formatos têm sido discutidos inclusive em parceria com as plataformas de mídias sociais.

Critérios

Antes de iniciar sua operação no país, a The Players’ Tribune já havia dado voz a esportistas brasileiros, mas de projeção global, como Neymar, Marta e Daniel Alves.

“Quando começamos a operar no Brasil, passamos a buscar não apenas os atletas globais, mas também nomes locais”, disse o executivo.

Na entrevista, Paulsen elencou alguns critérios utilizados pela plataforma para escolher atletas, que são a relevância, a história de vida e o momento.

“Em um ano olímpico, por exemplo, a tendência é que surjam mais conteúdos de atletas que disputam modalidades que estarão nos Jogos”, afirmou Paulsen.

Assista abaixo à entrevista completa concedida por Eduardo Paulsen a Erich Beting e Gheorge Rodriguez no podcast Maquinistas, transmitida no canal da Máquina do Esporte no YouTube:

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