A Shopee entrou no universo de patrocínios esportivos no Brasil com um acordo com o Flamengo, em que estará exposta nas mangas dos uniformes do clube. Rodrigo Farah, head de marca e mídia da plataforma, participou do Maquinistas, podcast da Máquina do Esporte, e explicou as estratégias por trás do acordo.
A parceria entre o Rubro-Negro e a empresa de Singapura envolve o pagamento de R$ 12 milhões pelo espaço para a temporada de 2025. Mais do que a exposição, o acordo também conta com ativações que visam potencializar o contato dos torcedores flamenguistas com a plataforma.
“Nossa parceria com o Flamengo vai muito além do nosso logo na manga do uniforme. Vamos contar com uma loja oficial exclusiva do Flamengo, seremos o único marketplace com loja oficial. Também teremos uma série de ativações on-line e off-line, todas de maneira bem integrada”, contou Rodrigo Farah.
“Um fator que estamos apostando é a experiência do torcedor na plataforma. Vamos oferecer uma política bem agressiva de cupons e benefícios para os torcedores. No fim, uma das coisas que o consumidor mais quer é ter benefício econômico para fazer uma compra bem feita”, seguiu.
O acordo também faz do Flamengo um afiliado da Shopee. Nesta posição, o clube pode recomendar qualquer produto da plataforma, seja ele relacionado ao futebol ou não, e ganhar uma comissão para cada venda realizada a partir disso.
“É uma relação em que os dois ganham. O Flamengo pode ganhar explorando essa base de torcedores e a Shopee também ganha no ponto de vista de vendas”, exaltou o executivo.
Durante sua participação ao Maquinistas, Rodrigo Farah também abordou o posicionamento de marca da Shopee e as características do mercado de marketing esportivo, bem como sua carreira.
O episódio do podcast Maquinistas, com apresentação de Erich Beting e Gheorge Rodriguez e participação de Rodrigo Farah, head de marca e mídia da Shopee, vai ao ar nesta terça-feira (21), a partir das 19h (horário de Brasília), no canal da Máquina do Esporte no YouTube: