A Kings League tem movimentado milhões de fãs ao redor do mundo e, na temporada de estreia no Brasil, acumulou números que batem de frente até mesmo com competições do futebol tradicional. Um dos principais motivos para a viralização do projeto no país é sua capacidade de se comunicar e fidelizar as novas gerações.
Rafael Gimenes, gerente de marketing da Kings League Brasil, participou do Maquinistas, podcast da Máquina do Esporte, e apontou que o sucesso se dá pela compreensão da maneira como as novas gerações se conectam com marcas e projetos.
“É muito difícil a Geração Z se fidelizar com marcas. Ela tem uma questão de pertencimento e comunidades, que normalmente têm um líder. Isso é um grande desafio”, explicou.
“É indiscutível o potencial e o alcance do esporte tradicional, assim como o potencial e o alcance dos games e do mundo digital. O grande trunfo da Kings League foi saber fazer essa mescla de maneira muito inteligente e corajosa”, acrescentou.
Mais do que isso, a Geração Z também consome conteúdos em um ritmo elevado, o que cria a necessidade de uma produção constante, característica que a Kings League tem como uma de suas bases.
“A plataforma foi criada de uma maneira que tudo é um potencial conteúdo com poder de viralização”, comentou o executivo.
A evolução da Kings League ao redor do mundo explicitou a dificuldade do futebol tradicional em se conectar com o público mais jovem. Apesar da liga estar explorando esta brecha, Rafael Gimenes não vê uma competição entre os dois.
“Durante muito tempo, vivemos, do lado do esporte tradicional, a negação do que estava chegando. Depois de um certo tempo, uma certa rivalidade. E, agora, acho que as coisas estão caminhando para a congruência”, avaliou.
“Nunca ouvi ninguém dizer que foi criado para competir com o esporte tradicional. A Kings League traz uma leitura de algo que já era jogado e visto no mundo todo, que se conecta diretamente com a geração que menos consome o esporte hoje em dia”, completou.
Durante a participação no Maquinistas, Rafael Gimenes também explorou a importância dos influenciadores, como Neymar, para o sucesso da Kings League Brasil, bem como os desafios e os próximos passos da liga no país.
O podcast Maquinistas, apresentado por Erich Beting e Gheorge Rodriguez, com a participação de Rafael Gimenes, gerente de marketing da Kings League Brasil, irá ao ar nesta terça-feira (17), às 19h (horário de Brasília), no canal da Máquina do Esporte no YouTube: