EXCLUSIVO: Marketing do Corinthians sonha em ter “camisa limpa” de patrocinadores

Sérgio Moura (centro) foi entrevistado por Erich Beting e Gheorge Rodriguez - Divulgação / Máquina do Esporte

Em 2009, quando contratou o atacante Ronaldo, o Corinthians provocou uma revolução no mercado do patrocínio esportivo brasileiro. Se, até então, os clubes de futebol do país tinham o costume de ter um patrocinador máster estampado na camisa e só, o time paulista decidiu abrir espaço no uniforme para diversas marcas.

Com essa estratégia, o clube “pagou a conta” de contratar o Fenômeno e fez as marcas – e os outros times – saírem em busca de exposição de marca como maior ativo para estar no futebol. Isso pulverizou os investimentos, fez empresas de grande porte, que eram os grandes anunciantes dos clubes, abandonarem o futebol e inaugurou uma nova era no patrocínio da modalidade.

Agora, 15 anos depois, o mesmo Corinthians, com outra diretoria de marketing, naturalmente, planeja fazer o caminho inverso.

“Se você perguntar qual é o meu sonho, [eu digo que] é o de eu ter uma camisa limpa”, afirmou Sérgio Moura, superintendente de marketing do Corinthians desde o último dia 2 de janeiro.

Moura é o entrevistado do Maquinistas, o podcast da Máquina do Esporte, desta terça-feira (30). Em mais de 1h de bate-papo com Erich Beting e Gheorge Rodriguez, o executivo falou sobre os desafios que tem encontrado no clube de coração. Entre eles está o de fazer uma mudança de percepção de valor do clube para o mercado anunciante.

“Todo mundo coloca dez marcas e não precisa fazer mais nada, não tem mais espaço para patrocínio. E a camisa vira uma bagunça. São muitas marcas. O Corinthians, isso já vem de antes, vem fazendo um trabalho com a Nike de colocar todas as marcas na camisa do uniforme em preto e branco. Isso ajuda na visualização da marca. Mas, se você perguntar qual é o meu sonho, [eu digo que] é o de eu ter uma camisa limpa. E eu vou trabalhar para isso quando mostrar essas outras propriedades. Eu posso ter um patrocinador máster e um outro nas costas, mas a ideia é ter só uma marca”, contou Moura.

O bate-papo irá ao ar nesta terça-feira (30), a partir das 18h (horário de Brasília), no canal da Máquina do Esporte no YouTube. Para assistir, basta clicar no link abaixo:

Sair da versão mobile