Mesmo com a forte e histórica presença no segmento de running, a New Balance tem direcionado seus esforços no mercado brasileiro para o futebol, com patrocínios a jogadores como Endrick, do Palmeiras, e o contrato de exclusividade com o São Paulo para o fornecimento de material esportivo, que passará a vigorar no ano que vem.
Por isso, os recentes movimentos da empresa podem criar a impressão de que o running correria o risco de acabar ficando em segundo plano, na concorrência com o esporte mais popular do país. Mas isso não ocorrerá na prática. Quem garantiu foi o diretor de marca da New Balance, Leandro Moraes, em entrevista concedida nesta terça-feira (19) ao podcast Maquinistas, da Máquina do Esporte.
“A estratégia é ampliar a penetração no universo do running. O que queremos é democratizar a modalidade e trazer pessoas que não necessariamente desejam quebrar recordes, mas incluir iniciantes dentro do universo das corridas ou proporcionar que pessoas comecem a fazer atividade física”, disse.
Ele ainda comentou sobre como os investimentos da marca no futebol podem coexistir com o foco no running.
“No running, olhamos muito o market share [fatia de mercado]. Já no futebol, o foco é o posicionamento de marca. O plano não é ter a chuteira mais vendida, mas tornar a marca e seus valores conhecidos pelo público do país”, explicou.
O skate, de acordo com ele, é outro esporte importante para a New Balance, no que diz respeito ao pilar de performance.
“Nos Estados Unidos, já somos Top 3 entre as marcas mais vendidas nesse segmento”, afirmou.
Perfis de consumidores
De acordo com Moraes, a New Balance identificou dois perfis básicos de consumidores de seus produtos de running. Um deles é o da pessoa que participa de provas e tem uma rotina de treinos mais intensa, estando, portanto, mais focada em tecnologia. O outro é o do comprador que não gosta de correr, mas procura os produtos desse segmento por considerá-los confortáveis.
A marca, segundo ele, tem procurado desenvolver ações com o intuito de dialogar com cada um desses perfis de público. Uma dessas iniciativas será a maratona que a New Balance lançará no ano que vem, em Porto Alegre (RS), em parceria com a Run Sports.
“A maratona ocorrerá em abril e é uma prova em que iremos olhar para a performance. Queremos nos comunicar com quem busca índice para correr competições no exterior”, revelou.
A New Balance também terá eventos voltados para corredores iniciantes ou que encaram o running como forma de diversão, caso da prova que será mais uma vez realizada pela marca em São Paulo, com percursos de 7,5k e 15k, já conhecida dos fãs de corrida da capital paulista.
“Na nossa estratégia, procuramos diversificar e atender ao que esses dois públicos procuram”, enfatizou.
Assista à entrevista completa de Leandro Moraes, diretor de marca da New Balance no Brasil, transmitida pelo canal da Máquina do Esporte no YouTube: