O mercado esportivo avançou consideravelmente na gestão financeira da carreira de atletas nos últimos anos. Hoje, existem estruturas robustas e agentes focados em transformar a receita de 20 anos de atividade em 60, 80 ou até 200 anos de ganhos.
No entanto, Tiago Pinto, CEO da The Brand Academy, apontou, durante participação no Maquinistas, o podcast da Máquina do Esporte, que essa sofisticação parece não ter sido acompanhada pela gestão de imagem e marca pessoal dessas personalidades.
LEIA MAIS: Diversidade cultural de Miami desafia estratégia das marcas no esporte local
LEIA MAIS: O jogo é o último motivo que leva o fã ao estádio no esporte norte-americano
LEIA MAIS: Como Miami se tornou a capital mundial dos esportes nos últimos anos
LEIA MAIS: Visão dos sócios e divisão das receitas são a grande força das ligas norte-americanas
Segundo o executivo, há uma lacuna no apoio ao jogador sobre como administrar sua imagem pública para o longo prazo. O foco atual se concentra apenas no ganho financeiro, mas não indica o que o atleta deve fazer com a marca pessoal quando a carreira no esporte terminar.
“Não existe, hoje, um apoio para os atletas saberem qual é a imagem deles como jogadores e como é que eles querem administrar essa imagem para os próximos 60 anos. O dinheiro está garantido, mas ele vai ficar em casa vendo televisão?”, questionou Tiago Pinto.
É nesse cenário que surgem iniciativas focadas em estruturar o atleta como uma marca própria, como é o caso da The Brand Academy. O trabalho vai além do simples gerenciamento das redes sociais e passa a ser uma curadoria estratégica em relação a quais projetos, marcas e eventos o atleta deve se associar para construir a imagem que deseja projetar no futuro.
“Como é que ele se prepara para isso como marca? Quais são os projetos que ele está envolvido, quais são as marcas que ele deveria estar envolvido, quais são os eventos que ele deve participar, o que é que tá saindo na rede social dele?”,comentou o CEO da The Brand Academy.
O podcast Maquinistas, apresentado por Erich Beting e Gheorge Rodriguez, com a participação de Tiago Pinto, CEO da The Brand Academy, está disponível no canal da Máquina do Esporte no YouTube:
