Virat Kohli, astro do críquete da Índia, rejeitou uma proposta de US$ 35 milhões para renovação de contrato com a Puma e deve assinar com a Agilitas, uma startup local de material esportivo.
O jogador teve contrato com a empresa alemã nos últimos oito anos. Pouco conhecido no Brasil, o batedor detém o recorde de mais centuries (uma das principais jogadas do críquete) do One Day International (ODI), o mesmo formato utilizado na Copa do Mundo, no qual a partida tem duração máxima de 7 horas.
Kohli, que também é o maior artilheiro da história da Indian Premier League (IPL), é uma potência no mundo digital. Ele é o terceiro astro do esporte com mais seguidores no Instagram na Índia, país de 1,438 bilhão de habitantes. Só perde para Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.
No total, o indiano possui 271 milhões de fãs na rede de compartilhamento de fotos e vídeos. Como comparativo, Neymar, principal esportista brasileiro nas redes sociais, possui 42 milhões de seguidores a menos do que Kohli no Instagram.
Autonomia
Na Agilitas, Kohli terá atuação como embaixador e será um dos criadores de produtos da marca, que é sediada em Bengaluru, metrópole de 8,4 milhões de habitantes no sul do país.
O acordo também prevê a abertura de lojas da One8, marca fundada por Kohli, que abrange produtos como roupas esportivas, perfumes e calçados, e a expansão para novos mercados, incluindo os EUA e o Reino Unido. Como parte da parceria, a Agilitas ampliará sua presença no varejo por meio das lojas One8.
O valor do investimento da Kohli não foi divulgado, mas foi descrito como uma quantia “substancial”. Um anúncio formal do acordo é esperado nos próximos três meses.
Trajetória
Fundada em 2023, a Agilitas é liderada pelo cofundador e diretor-executivo Abhishek Ganguly, ex-diretor administrativo da Puma na Índia e no Sudeste Asiático.
Descrevendo-se como “a empresa de roupas esportivas futuristas, ágeis e centradas no consumidor de crescimento mais rápido da Índia”, a Agilitas levantou US$ 70 milhões da Convergent Finance e da Nexus Venture Partners em seu primeiro ano, bem como US$ 3,5 milhões adicionais de investidores individuais.
A Agilitas também adquiriu a Mochiko Shoes, maior fabricante de calçados esportivos da Índia e licenciada da Lotto no país, além do sul da Ásia e da Austrália, para aumentar sua capacidade de fabricação e alcance.
Tendência
A mudança de marca decidida por Kohli é o caso mais recente de um astro esportivo que busca um controle maior sobre os produtos que colocará no mercado com sua marca.
A possibilidade de estar mais próximo às mensagens que serão transmitidas e ter poder de decisão a respeito da linha de produtos fez com que outros grandes nomes migrassem de multinacionais conhecidas para lançar suas próprias marcas esportivas.
Foi o caso de Roger Federer, já aposentado, apontado por muitos como o maior tenista da história. Na On Running, o suíço atua como investidor, criador e embaixador.