A Cambuci, dona das marcas Penalty e Stadium, obteve 10,1% de crescimento na receita líquida no Brasil no 3º trimestre de 2024 no comparativo com o mesmo período do ano passado. O item somou R$ 124,3 milhões. Na comparação com o mesmo período de 2023, excluindo o faturamento da Argentina, o aumento foi de 9,4%.
Por sua vez, o lucro bruto no 3º trimestre deste ano atingiu R$ 60,8 milhões, com margem de 48,9% e alta de R$ 4,6 milhões em relação ao 2º trimestre deste ano.
Em comparação com o 3º trimestre de 2023, o lucro líquido antes dos impostos avançou 16,8% no mesmo período de 2024, enquanto o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) manteve-se estável, chegando a R$ 30,1 milhões (margem de 24,2%).
Roberto Estefano, presidente do Conselho de Administração da Cambuci S/A e diretor de relações com investidores, afirmou que a gestão buscou geração de caixa, crescimento e austeridade na gestão de despesas para obter bons números no atual balanço.
“Essas ações são fundamentais para nosso crescimento sustentável e a robusta geração de caixa. A administração trabalha direcionada à manutenção de margens elevadas e à preservação da saúde financeira da companhia”, analisou o executivo.
Dívidas
Segundo o balanço, a Cambuci também viu uma redução de 64,7% no endividamento bruto na comparação com o mesmo período de 2023.
“Esse resultado é reflexo de uma estratégia focada em eficiência operacional e controle de despesas e custos, liberando capital de giro para investimentos e reduzindo o custo financeiro do negócio”, explicou Estefano.
A empresa planeja encerrar 2024 com crescimento de 5% no mercado brasileiro frente a 2023, e está avaliando oportunidades de expansão para o próximo ano.
“Nossa capacidade de entender e nos adaptar às oscilações do mercado brasileiro e a atuação em desenvolvimento e tecnologia de produtos são fundamentais para o crescimento”, destacou.
Patrocínios
A Cambuci, por meio da Penalty, tem força em alguns setores do universo esportivo, como na produção de bolas. A marca é fornecedora do Campeonato Paulista, do Campeonato Carioca e da Copa do Nordeste.
A Penalty também é patrocinadora das Séries A e B do Brasileirão e ainda da Copa do Brasil, torneio em que possui visibilidade de marca nas placas de led. Além do Brasil, a empresa está presente em 19 países e atende 22 modalidades, sendo parceira do Novo Basquete Brasil (NBB), do Bauru Basket, do Magnus Futsal, do EC Taboão e dos times de volêi do Sesi (masculino e feminino) e do Vôlei Renata.
Atualmente, a companhia conta com cerca de 3 mil funcionários em três fábricas no Nordeste (duas na Bahia e uma na Paraíba) e um centro de desenvolvimento em São Roque (SP).