O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou, nesta quinta-feira (6), o lançamento do curso de Ginecologia do Esporte para meninas e adolescentes entre 12 e 17 anos. A iniciativa faz parte das ações da entidade relacionadas ao Dia Internacional da Mulher, que será comemorado neste sábado (8).
De acordo com o COB, o objetivo do curso é promover a educação com foco na mulher por meio do conhecimento a respeito do corpo feminino e suas características, além de ajudar as atletas a compreenderem e a lidarem adequadamente com questões de saúde e performance. A linguagem utilizada nas aulas será voltada para o público-alvo específico.
Idealizado pela área de Mulher no Esporte e realizado pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), o curso faz parte do Núcleo Formando Campeões para o Esporte e para a Vida, do Programa de Carreira do Atleta (PCA) e estará disponível na modalidade de ensino a distância (EAD), em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
As aulas trarão informações relacionadas ao corpo feminino e seu desenvolvimento, funcionamento e características; explicarão sobre o ciclo menstrual, suas fases e a influência que exerce sobre a vida das mulheres; e oferecerão informações para melhorar o autocuidado e a saúde, não somente para a performance esportiva, mas também para uma maior qualidade de vida.
As inscrições para o curso de Ginecologia do Esporte, que é gratuito e conta com certificado de conclusão, e também para os demais cursos oferecidos pelo COB podem ser realizadas no site oficial.