Pular para o conteúdo

Design como performance: O site que traduz a identidade de Lando Norris

No atual universo esportivo, em que competições disputam tempo de tela, atenção e engajamento, o design virou um diferencial

Tela de abertura do site oficial do piloto britânico Lando Norris - Reprodução / landonorris.com

O Dia do Designer foi celebrado na última quarta-feira (5) no Brasil, e, por isso, a Máquina do Esporte decidiu trazer um conteúdo que foi publicado no TikTok nesta semana. O perfil do designer Tiago Rosa compartilhou aquele que ele considera o site mais interessante da atualidade: o do britânico Lando Norris, piloto da McLaren na Fórmula 1, que, na opinião dele, é uma referência de como unir identidade esportiva, entretenimento e tecnologia em um só ambiente digital (acesse o site).

@oproductdesigner

O site do Lando Norris, piloto da Mclaren na Fórmula 1 tem tudo que um bom site precisa ter pra ser SUPER classudo e lindo ao mesmo tempo. Não é aquele site cinematico, mas não fica atrás em praticamente nada. Todos os efeitos em dia, atenção sublime aos detalhes e até alguns easter eggs, como a troca de capacete no refresh. Animal, Lando e agência. Estão de parabéns! @landonorris #productdesign #frontEnd #webdesign #tecnologia #uxDesign

♬ original sound – oproductdesigner | Tiago Rosa – oproductdesigner | Tiago Rosa

Criado pela agência Off+Brand, o projeto foge do padrão “site de atleta” e aposta em uma experiência imersiva envolvendo webflow, motion, 3D e muito mais. A proposta foi traduzir a energia jovem e divertida de Norris em uma plataforma digital com tipografia arrojada, cores vibrantes, animações inspiradas na velocidade e uso avançado de 3D/WebGL. O resultado é uma navegação fluida, responsiva e visualmente marcante, que conversa com o lifestyle do piloto, mas sem perder a elegância que remete à herança da McLaren.

Mais do que bonito, o site é funcional e estratégico. O carregamento rápido, o conteúdo apresentado em camadas e o uso inteligente de recursos como “lazy loading” garantem uma experiência dinâmica em qualquer dispositivo. Com poucos cliques, o fã encontra bastidores, momentos da carreira e ativações, reforçando a conexão de Norris com uma comunidade global que acompanha a F1 de forma cada vez mais digital.

Para reforçar a importância da profissão de designer, este e tantos outros conteúdos são resultado de talento, técnica, sensibilidade e domínio de ferramentas. A profissão vive um momento de transformação acelerada pela tecnologia e pela chegada da inteligência artificial (IA), mas segue em expansão. O mercado global de design, avaliado em cerca de US$ 47 bilhões em 2024, deve ultrapassar US$ 80 bilhões até 2034, impulsionado principalmente por experiência do usuário (UX), design responsivo e experiências interativas.

No esporte, em que competições disputam tempo de tela, atenção e engajamento, o design virou um diferencial. O site de Lando Norris mostra que o branding se estende ao digital, criando experiências que traduzem a personalidade, aproximam o fã e elevam o patamar da marca do atleta.

O conteúdo desta publicação foi retirado da newsletter semanal Engrenagem da Máquina, da Máquina do Esporte, feita para profissionais do mercado, marcas e agências. Para receber mais análises deste tipo, além de casos do mercado, indicações de eventos, empregos e mais, inscreva-se gratuitamente por meio deste link. A Engrenagem conta com uma nova edição todas as quintas-feiras, às 9h09.