Índia oficializa candidatura para sediar os Jogos Olímpicos de 2036

Índia quer sediar os Jogos Olímpicos pela primeira vez na história em 2036 - Reprodução

A Índia é mais um país a oficializar a candidatura para ser país-sede dos Jogos Olímpicos de 2036. A Associação Olímpica Indiana (IOA) apresentou uma carta de intenções à futura Comissão Anfitriã do Comitê Olímpico Internacional (COI) para expressar o desejo do país de sediar o evento pela primeira vez. A carta teria sido enviada no início de outubro, mas só foi revelada nesta quarta-feira (6), cerca de um mês depois.

O interesse da Índia em acolher os Jogos Olímpicos de 2036 é alimentado pelos habituais benefícios estratégicos, econômicos e culturais que costumam ser gerados pela principal competição multiesportiva do planeta. Caso tenha sucesso na candidatura, a Índia deverá escolher Ahmedabad como cidade-sede, com o Estádio Narendra Modi, com capacidade para 132 mil pessoas e considerado o maior do mundo, como local de abertura e das provas de atletismo. A capital Nova Delhi seria outra opção.

Em relação às modalidades, a esperança do país é que o críquete, que voltará a fazer parte do programa olímpico em Los Angeles 2028 após 128 anos de ausência, continue na lista do COI. O esporte é uma das paixões nacionais dos indianos.

Vale lembrar que a ambição da Índia de sediar os Jogos Olímpicos já havia sido sinalizada em outubro do ano passado, quando o primeiro-ministro do país, Narendra Modi, falou sobre o tema.

“A Índia está ansiosa para sediar as Olimpíadas no país. A Índia não deixará pedra sobre pedra na preparação para a organização bem-sucedida das Olimpíadas em 2036. Este é o sonho de 1,4 bilhão de habitantes”, afirmou Modi, à época.

O político também chegou a rechaçar preocupações com o fato de que o país não teria recursos nem infraestrutura necessária para sediar um megaevento como os Jogos Olímpicos. Modi sempre bate na tecla de que a Índia “será uma das maiores potências econômicas” e “terá uma classe média muito grande” até 2036.

Concorrência

Até o momento, a Índia terá como concorrentes pelo menos outros três países: Chile, Indonésia e Turquia. A lista, no entanto, deverá ser maior, uma vez que a Arábia Saudita (cada vez mais presente no cenário esportivo global e forte candidata a sediar a Copa do Mundo de 2034) e o Catar (que sediou a Copa do Mundo de 2022) também já demonstraram interesse. O México, que chegou a oficializar a candidatura, desistiu no início deste ano.

A decisão da sede de 2036 não deverá vir antes de março de 2025, quando o Comitê Olímpico Internacional definirá seu novo presidente. A eleição terá sete candidatos, em uma lista que conta com campeões olímpicos, um príncipe e até o “dono” da Amazônia.

Os pretendentes se dirigirão aos 111 membros do COI com direito a voto entre os dias 20 e 24 de janeiro. Finalmente, entre 18 e 21 de março, durante a 143ª Sessão do COI, haverá a eleição do novo presidente, que sucederá o alemão Thomas Bach.

A última edição dos Jogos Olímpicos foi realizada entre julho e agosto deste ano, em Paris, na França. Até 2036, haverá ainda duas edições a serem disputadas, ambas com locais já definidos: Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2028, e Brisbane, na Austrália, em 2032.

Sair da versão mobile