A proximidade da disputa eleitoral tem movimentado o tabuleiro político em Brasília, com reflexos na pasta responsável pela área esportiva do país.
A decisão da federação partidária composta por PP e União Brasil, de desembarcar da base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), criou um impasse no comando do Ministério do Esporte.
Nesta semana, a duas legendas deram um prazo de 30 dias para que seus filiados (nem todos, na verdade) entreguem os cargos na máquina pública federal.
O atual ministro do Esporte, André Fufuca, chegou a esse posto (no lugar da ex-jogadora de vôlei Ana Moser) justamente por indicação do PP, que passou a integrar a base aliada no Congresso.
As duas legendas ameaçam punir os filiados que desobedecerem a determinação, com afastamento das funções partidárias e até mesmo expulsão.
Fufuca é deputado federal eleito pelo Maranhão e pretendia permanecer no Ministério do Esporte até março do ano que vem, quando teria de se desincompatibilizar do cargo para poder disputar a eleição, em outubro.
Nos bastidores, são fortes os rumores de que ele poderá disputar uma vaga ao Senado Federal, pelo Maranhão. Permanecendo até o fim no Ministério do Esporte, ele poderia contar com o apoio de Lula, que obteve 71,14% dos votos no estado, no segundo turno.
Exceções
Apesar do desembarque de PP e União Brasil do governo, nem todos os filiados das duas legendas deixarão seus cargos em Brasília.
Aliados do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União/AP), os ministros das Comunicações, Frederico Siqueira, e da Integração Nacional, Waldez Góes, serão poupados da fúria dos dirigentes da federação, assim como o presidente da Caixa, Carlos Vieira, que é próximo ao ex-presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP/AL).
Menos sorte tiveram Fufuca e o ministro do Turismo, Celso Sabino, que acabaram entrando para a lista dos “exoneráveis”.
Em nota divulgada à imprensa, a assessoria de Fufuca informa que ele “cumpre rigorosamente a sua agenda institucional e segue despachando normalmente em seu gabinete, no Ministério do Esporte”.
Por enquanto, não está claro quando (nem mesmo se) ambos entregarão os cargos. Nesta quinta-feira (4), na condição de ministro, Fufuca deve comparecer à Confut Sudamericana, que é realizada na Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo (SP).