Acabo de voltar do festival de criatividade Cannes Lions 2024, onde estive presente tanto como profissional de publicidade, representando a agência DPZ, como mais uma vez atuando como correspondente da Máquina do Esporte, cobrindo o evento sob a perspectiva do mercado esportivo. Realizado entre os dias 17 e 21 de junho de 2024, o evento anual faz da cidade francesa o epicentro global da criatividade e, em meio a tantas sessões inspiradoras, o esporte teve, neste ano, um papel de destaque, como nunca antes.
Antes de mais nada, é importante desmistificar a visão ultrapassada de quem ainda acredita que o Cannes Lions é somente um festival de publicidade focado na premiação de agências. Esse ponto de vista ignora como o evento ampliou seus horizontes para tornar-se um dos maiores palcos globais para líderes de todas as indústrias que buscam inovar em comunicação para alcançar seus objetivos de negócios. Entre elas, o esporte vem ocupando cada vez lugar de destaque no festival, desde a introdução da categoria Entertainment Lions, em 2019. Agora em 2024, fora a programação oficial, que também trouxe uma série de painéis e sessões especiais sobre o tema, o festival contou com diversos eventos paralelos de grande porte focados no mercado esportivo.
Sport Beach
Desde o ano passado, o grupo Stagwell realiza em Cannes a Sport Beach, espaço dedicado a conteúdo esportivo, com atividades e painéis durante toda a semana reunindo personalidades e marcas que atuam no segmento. Entre os destaques, estiveram por lá estrelas como os irmãos Jason e Travis Kelce, além de Justin Jefferson e Joe Burrow, da NFL; as atletas de futebol Megan Rapinoe e Mary Earps; e os jogadores de basquete Draymond Green, Blake Griffin e Sue Bird.
A lista ainda incluiu lendas do esporte, como o pentacampeão mundial Roberto Carlos, o francês Eric Cantona e o inglês Frank Lampard (todos do futebol); os americanos Carmelo Anthony (basquete) e Shaun White (snowboard e skate) e ainda o brasileiro Hélio Castroneves (automobilismo).
Já entre os executivos de marcas, o evento teve sessões com a participação de Tati Lindenberg (vice-presidente sênior de marketing global da Unilever), Mark Kirkham (diretor de marketing global da Pepsico), Ann Reilly (diretora de marketing da Visa para a América do Norte) e Ajit Sivadasan (presidente da Lenovo), além dos diretores de marketing da NBA, Tammy Henault; da NFL, Tim Ellis; e do Kansas City Chiefs, Lara Krug.
Fifa também finca bandeira em Cannes
Outra novidade deste ano foi a estreia da “FIFA Plage” (“Praia Fifa”, em tradução livre), espaço criado pela área de marketing e negócios da entidade máxima do futebol mundial para se aproximar das marcas e do mercado publicitário, de olho nos próximos eventos que acontecerão nos EUA em 2025 e 2026. Por lá estiveram presentes em sessões especiais desde lendas do esporte, como Ronaldo Nazário, Formiga, Gilberto Silva, David Trezeguet, Blaise Matuidi e Alessia Russo, a lideranças de grandes marcas que atuam no futebol, como Elisabetta Mussini (líder global de licenciamento da Panini), Brad Ross (vice-presidente global de esportes da Coca-Cola), e Thomas Sailer (vice-presidente global da Adidas Originals), além de grandes nomes do mercado de comunicação, como Sir Martin Sorrell, fundador da S4 Capital.
Um dos principais temas abordados com recorrência ao longo da semana foi o desenvolvimento do futebol feminino, capitaneado pela “Chief Women’s Football Officer” da Fifa, Dame Sarai Bareman, uma espécie de vice-presidente da entidade, que se dedica exclusivamente ao futebol feminino. Segundo o diretor de marketing da Fifa, Marco Nazzari, “o Fifa Plage é uma iniciativa fundamental para que a entidade possa ser percebida cada vez mais por marcas e pelo mercado de publicidade como uma instituição moderna e inovadora, se distanciando da imagem de conservadora que muitos ainda têm dela”.
Mais e mais eventos
Outras iniciativas, como o Cannes Women’s Sports House e o The Future of Sport, realizado pelo Publicis Groupe em parceria com a NBC Universal, também enriqueceram a programação paralela na cidade, ambos trazendo painéis focados no mercado de mídia americano, com a participação de executivos como Harish Sarma, head global de esportes e gaming do TikTok, e Peter Lazarus, vice-presidente-executivo de publicidade da NBA Universal.
Já dentro do Palais, a programação oficial não esportiva do festival também foi intensa, com sessões lotadas para ver de perto nomes como Elon Musk, CEO da Tesla e do X, além de diretores de marketing de gigantes globais como AB-Inbev, P&G, Coca-Cola, Pepsico, Diageo, McDonald’s, Mondelez, Mattel, Amazon, Meta, Google, Microsoft e OpenAI.
O novo Entertainment Lions for Sport
E, claro, ainda teve premiação. Para os profissionais de agências de publicidade, a escolha dos melhores cases do ano permanece relevante. Neste ano, pela primeira vez, a categoria de esportes esteve representada de forma exclusiva, uma vez que até o ano passado dividia espaço com cases de gaming. O Grand Prix de esportes foi para a agência francesa Marcel, do Publicis Groupe, pela campanha para a empresa de telecomunicações Orange.
Batizada de “WoMen’s Football” (um trocadilho entre as palavras Mulheres/Homens, em inglês), a campanha utilizou tecnologia VFX e deepfake via inteligência artificial (IA) para trocar os rostos de estrelas do futebol masculino pelos de jogadoras femininas da seleção francesa, destacando a habilidade do futebol feminino e desafiando preconceitos.
Na opinião de quem esteve em Cannes para acompanhar o festival pela terceira vez, o evento vem se consolidando a cada ano como uma plataforma de grande relevância para o mercado, destacando-se pela riqueza de conteúdo, networking com lideranças da indústria e geração de oportunidades de negócios, indo muito além das premiações. Para o esporte, a presença crescente de líderes e marcas que atuam no segmento reflete a importância do tema, cada vez mais no radar do mercado de comunicação.
Torçamos para que assim permaneça no futuro.
Felipe Soalheiro é diretor-executivo de negócios da DPZ, agência do Publicis Groupe no Brasil, onde lidera a operação da marca Sportingbet