Nesta semana foram revelados os prêmios de Cannes Lions na categoria “Entertainment Lions for Sport”, que celebra as melhores ideias de publicidade mundial relacionadas ao esporte. A seleção brasileira feminina foi tema de duas das três ideias brasileiras premiadas nesta categoria, e o futebol feminino acabou sendo tema de quatro premiações da modalidade.
Conforme o festival define, esta premiação celebra a criatividade que aproveita a cultura dos fãs e utiliza o poder dos esportes e e-Sports para conectar pessoas a marcas. A orientação para os jurados é que os trabalhos demonstrem excelência em criatividade inovadora dentro do ecossistema de esportes e e-Sports, por meio do uso de planejamento estratégico eficaz, patrocínio, gestão de marcas, mídia, entretenimento e/ou talentos. Portanto, trata-se de uma categoria bastante ampla.
O Brasil conquistou três prêmios na categoria “Entertainment Lions for Sport”: a agência DM9 recebeu um Leão de Prata com a ação “Audiência Delivery” para o cliente iFood; a agência Galeria.ag conquistou um Leão de Bronze com a campanha “Esquadrões Imaginários” para o Itaú; e a agência Isla República ganhou um Leão de Bronze para o cliente Gatorade.
Meu destaque entre os premiados vai para as duas campanhas que tiveram a seleção feminina de futebol como tema.
A DM9 levou os 64 jogos da Copa do Mundo Feminina da Austrália e Nova Zelândia 2023 para dentro do app do iFood por meio da transmissão da Cazé TV. A ideia surgiu da análise de dados que revelou que, enquanto 93% dos brasileiros assistiram à Copa do Mundo Masculina, apenas 25% pretendiam assistir aos jogos da seleção feminina antes do Mundial do ano passado. O projeto ampliou o alcance da transmissão e fortaleceu o relacionamento do iFood com seus consumidores. A campanha também recebeu um Leão de Bronze na categoria Direct.
Case da DM9 / iFood:
A agência Galeria.ag corrigiu um erro histórico criando, por meio do uso de inteligência artificial (IA), seleções femininas imaginárias. Por quatro décadas, as mulheres foram impedidas de jogar futebol no Brasil. Para o Itaú, patrocinador oficial da seleção brasileira feminina de futebol, a campanha aumentou a percepção dos consumidores e ajudou a promover os jogos do Mundial Feminino de 2023.
Case da Galeria.ag / Itaú:
Gosto dos dois projetos porque mostram o aproveitamento correto de uma ação de patrocínio. Muitas marcas acreditam que a compra de um patrocínio resolve todo o processo de comunicação, mas o desenvolvimento de conteúdos especialmente criados sobre o tema é que geram identidade. Investir em ativações é fundamental para a conquista de bons resultados para qualquer marca que tem o esporte com parte de sua estratégia de comunicação.
Destaco também o principal prêmio da categoria “Entertainment Lions for Sport”, o Grand Prix, que ficou com a agência francesa Marcel, com uma campanha produzida para a empresa de telecomunicações Orange. Além de muita qualidade técnica, também fala de futebol feminino. Uma coincidência para muitos, mas que, para mim, demonstra o incrível potencial desta categoria para quem investe no esporte.
A campanha “La Compil des Bleus” (“A Compilação Azul”, em tradução livre), que recebeu o Grand Prix, é composta por um filme em que as jogadoras da seleção francesa foram substituídas digitalmente por atletas da seleção masculina. O filme incentiva que os torcedores assistam aos jogos da seleção feminina provocando: “Só os Blues (forma carinhosa como a seleção masculina é chamada) podem nos dar essas emoções”, e depois mostra todo o trabalho digital que foi feito para alterar as imagens das jogadoras da seleção feminina.
Tanto no Brasil quanto na França, o futebol feminino precisa de suporte e promoção. A peça, para mim, é simples no conceito, mas brilha em pedir apoio para as jogadoras francesas, por meio da qualidade de suas jogadas.
Case Marcel / Orange:
Para fechar, na categoria “Media”, a campanha da agência LePub SP, batizada de “Jogos Fora de Casa”, para a Heineken conquistou um Leão de Prata também promovendo o futebol feminino. A marca aproveitou o espaço da tradicional compra de mídia da Heineken em out of home (OOH) para dar visibilidade nestes espaços para os jogos da Champions League Feminina, com uma ação integrada que convidava os consumidores para irem até bares parceiros da marca.
Case LePub SP / Heineken:
Parabéns para iFood, DM9, Itaú, Galeria.ag, LePub SP e Heineken pelos prêmios em ações apoiando o futebol feminino, e parabéns para as milhares de jogadoras brasileiras que estão transformando o futebol feminino em uma realidade no nosso país. Estes prêmios também são de vocês.
Regi Andrade é um vendedor de ideias especializado na área comercial de veículos de comunicação, tendo trabalhado em TV aberta, TV fechada, internet, jornal, rádio, revistas e eventos. Hoje, como diretor comercial da Máquina do Esporte, orienta clientes a maximizarem seus investimentos em mídia e patrocínios por meio de projetos de comunicação, além de contribuir com artigos sobre publicidade e patrocínio