O crescente interesse pelos esportes femininos fez disparar, no último ano, as receitas publicitárias das principais ligas de mulheres dos Estados Unidos.
De acordo com o mais recente relatório da SponsorUnited, o faturamento das competições femininas norte-americanas avançou 12% nos últimos 12 meses. Esse movimento é 50% mais rápido do que o registrado nas grandes ligas masculinas do país.
A alta foi liderada pela National Women’s Soccer League (NWSL), com um aumento de 19% em relação ao ano anterior em seus acordos de patrocínio, ficando à frente do índice obtido pela Women’s National Basketball Association (WNBA) no mesmo período.
Já a Ladies Professional Golf Association (LPGA) verificou um crescimento de 14% em seus patrocínios entre os meses de fevereiro de 2024 e fevereiro de 2025.
Enquanto isso, National Football League (NFL), National Basketball Association (NBA), Major League Baseball (MLB), National Hockey League (NHL) e Major League Soccer (MLS) avançaram 8%, ao longo do último ano.
O relatório da SponsorUnited analisou patrocínios e apoios de marcas para atletas e equipes da NWSL, WNBA, LPGA, Women’s Tennis Association (WTA) e Liga MX Femenil.
A jogadora Cameron Brink, da WNBA, tem o maior número de acordos de patrocínio, 31 no total, seguida pela tenista Sloane Stephens, com 30, e Angel Reese, da WNBA, com 25. Seis das dez atletas com mais acordos de patrocínio são da liga profissional de basquete feminino.
Segundo os autores do estudo, o avanço nos acordos de patrocínio ao esporte feminino é impulsionado pela disputa entre marcas já estabelecidas no mercado esportivo e outras emergentes.
Os dois lados tentam garantir parcerias de ponta nas grandes ligas femininas, antes que esse mercado amadureça.
Setores que mais investem
Um exemplo desse movimento pode ser observado no setor de bebidas alcoólicas, que sempre esteve associado às competições masculinas, mas que, de uns tempos para cá, passou a investir com força em ligas femininas. As empresas do segmento já dobraram os patrocínios à NWSL e estão expandindo para a WTA.
Nos últimos 12 meses, as marcas do setor financeiro também ampliaram sua presença nas ligas femininas. Os bancos, em especial, responderam por mais de 40% de todos os patrocínios firmados pelo segmento.
As marcas de vestuário e produtos de consumo também estão aproveitando cada vez mais os esportes femininos para construir mensagens de estilo de vida e criar um envolvimento mais profundo com os fãs.
“Estamos vendo um ciclo acelerado de investimento em esportes femininos, que está remodelando o mercado. As grandes marcas estão ampliando seus investimentos e formando parcerias mais profundas e sofisticadas com ligas e atletas. Enquanto isso, as estrelas estão gerando visibilidade sem precedentes por meio de acordos de patrocínio, reforçando ainda mais o poder comercial dos esportes femininos”, disse Bob Lynch, fundador e CEO da SponsorUnited.