O mercado de patrocínios esportivos nos Estados Unidos atingiu US$ 11 bilhões em valor de mídia em 2024. De acordo com o relatório da Relo Metrics, plataforma especializada na medição de patrocínio esportivo, a MLB, de beisebol, foi o maior destaque.
A Major League Baseball (MLB) gerou o maior valor de mídia de patrocinadores entre as principais ligas norte-americanas. A competição, que conta com o japonês Shohei Ohtani, dono do maior contrato da história do esporte mundial, gerou US$ 4,8 bilhões.
O valor foi potencializado pelos espaços posicionados atrás da base final, a chamada “home plate”, que foram responsáveis por US$ 1,9 bilhão. Foi o ativo que gerou o maior valor em mídia de patrocínio dos EUA.
O maior acordo foi entre o New York Yankees, da MLB, e a Starr Insurance, que gerou o maior valor de mídia entre todas as exposições em uniformes dos EUA, com US$ 34,7 milhões.
Na visão da Relo Metrics, o destaque da MLB se deu principalmente por conta do maior número de jogos em comparação com as outras ligas. A competição conta com 2.430 partidas por temporada, o que gera maior exposição.
A NBA foi a segunda liga com maior valor gerado, de US$ 2,3 bilhões. NFL (US$ 2,2 bilhões), NHL (US$ 1,3 bilhão), MLS (US$ 340,5 milhões) e WNBA (US$ 137,9 milhões) completam a lista analisada pelo relatório.
Mídias sociais
Os conteúdos de marcas nas mídias sociais geraram 936 bilhões de impressões nas plataformas digitais, com 24 bilhões de engajamentos em 2024.
A mídia social foi o principal destaque da Major League Soccer (MLS). Mais da metade do valor de mídia gerado pela liga norte-americana de futebol, 54%, foi proveniente das mídias sociais.
O relatório apontou que o resultado é consequência da presença de Lionel Messi e da popularidade trazida pelo argentino.
O maior crescimento entre as organizações esportivas dos EUA foi do Chicago Sky, que disputa a WNBA. A equipe obteve um aumento de 1.058% no valor para postagens nas redes sociais. O Indiana Fever, de Caitlin Clark, veio logo atrás, com crescimento de 984%.