Pesquisa mostra que 72% das mulheres são fanáticas por um ou mais esportes

Pesquisa realizada pela The Collective indicou que 72% das mulheres se identificam como fãs ávidas de um ou mais esportes - Reprodução / X (@NWSL)

Uma pesquisa realizada pela The Collective, empresa de consultoria feminina de esportes e entretenimento que pertence à Wasserman, indicou um crescimento da popularidade dos esportes entre as mulheres. 

O estudo focado nas nuances do fanatismo feminino em esportes masculinos, femininos, ligas e eventos analisou dados de 30 países, com 35 mil entrevistadas em seis continentes, e concluiu que 72% das mulheres em todo o mundo se identificam como fanáticas por um ou mais esportes. O número representa um crescimento de 10% nos últimos três anos.

“Há muito se sabe que a mudança do poder econômico das mulheres está impulsionando alterações em todas as partes da economia. Mas, agora, nossa pesquisa quantifica o poder das fãs femininas e mostra como seus comportamentos e decisões de compra podem ajudar a impulsionar ainda mais o crescimento de ligas, equipes, marcas e atletas”, disse Thayer Lavielle, diretora administrativa da The Collective.

De acordo com os dados, 25% das mulheres concordam que seguir seus esportes favoritos é uma das coisas mais importantes em suas vidas. 

“Esperamos que os líderes que compreendam o poder dos dados para a mudança da indústria usem essas informações para iniciar conversas e parcerias enraizadas no potencial inexplorado de envolver o fanatismo esportivo das mulheres. Essas fãs realmente refletem nosso maior potencial de expansão para o ecossistema”, acrescentou Thayer Lavielle.

Esportes femininos

Apesar do crescente fanatismo masculino pelas categorias esportivas praticadas por mulheres, as fãs indicam uma paixão mais profunda pelo investimento e crescimento dos esportes femininos.

Nesse cenário, 34% das fãs de esportes dizem que gostariam de ver mais marcas envolvidas nos esportes femininos. Mais da metade, 58%, indicam ter mais probabilidade de pensar positivamente sobre uma marca que patrocina esportes femininos.

Consumo

A principal maneira como as fãs consomem esportes pela televisão é em casa, com a família ou os amigos, parcela que representa 44% delas. Desse número, 31% delas indicou que a disponibilidade de mais conteúdo além dos jogos, como destaques dos bastidores e cobertura de notícias, aumentaria o interesse em um esporte.

As fãs têm 16% mais probabilidade do que os seguidores masculinos de esportes de notar experiências de marca e lojas temporárias em eventos. Para isso, porém, o estudo aponta para a necessidade da criação de ambientes mais seguros e inclusivos para mulheres.

Mercado

Em 2024, há 4 bilhões de mulheres em todo o mundo, responsáveis pelo controle de um valor estimado de US$ 31,8 trilhões em gastos mundiais.

A tendência é de que passem a controlar 75% dos gastos discricionários (aqueles que não são essenciais para a sobrevivência) nos próximos quatro anos.

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