A Rogers Communications comprou mais 37,5% da Maple Leafs Sports & Entertainment (MLSE), que estavam em poder da Bell, e assumiu participação maioritária na holding em que já detinha outros 37,5%.
“A Maple Leafs Sports & Entertainment é a organização de esportes e entretenimento de maior prestígio do mundo, e estamos orgulhosos de expandir nossa presença”, disse Tony Staffieri, CEO da Rogers.
Com isso, a empresa de mídia terá 75% do capital do conglomerado esportivo, em um negócio avaliado em 4,6 bilhões de dólares canadenses (US$ 3,48 bilhões). A MLSE é dona do Toronto Maple Leafs (NHL), do Toronto Raptors (NBA) e do Toronto FC (MLS).
Larry Tannenbaum, presidente da Bell, manterá os 25% restantes do capital. Por outro lado, a Bell e a Rogers acrescentaram no contrato uma cláusula dando poder à empresa de mídia de adquirir os 25% em poder de Tannenbaum em 2026.
“Este acordo demonstra que estamos focados na criação de flexibilidade financeira para apoiar a transformação e o crescimento das nossas equipes”, afirmou Mirko Bibic, CEO da Bell.
Novos projetos
O empresário, de 79 anos, que construiu o império esportivo da Maple Leafs Sports, foi reeleito presidente do conselho de proprietários da NBA. Ele é uma das figuras mais reconhecidas da indústria esportiva norte-americana.
Há alguns meses, Tannenbaum lançou sua própria holding esportiva, fora dos Maple Leafs, com a qual já conseguiu uma equipe de expansão na WNBA e a compra do Saint-Étienne, que disputa a Ligue 1, a primeira divisão da França.
A Maple Leafs Sports, por sua vez, é a maior holding esportiva do Canadá. Com a chegada da Rogers, além de deter franquias na NBA, NHL e MLS, também acrescentou ao portfólio o Toronto Blue Jays (MLB), que já estava em poder da empresa.
A Rogers também é dona do Toronto Argonauts, que disputa a Canadian Football League, liga de futebol canadense (modalidade similar ao futebol americano).
Cronograma
A operação será concluída até meados de 2025. Os recursos serão utilizados para reduzir a dívida da própria Bell, que precisa se desfazer de ativos em uma complicada transformação que o próprio Bibic chama de transição da empresa “de telecomunicações para tecnologia”.
A Bell também fechou um acordo para transmitir os jogos das duas principais franquias, Raptors e Maple Leafs, em seu próprio canal, o TSN, pelos próximos 20 anos. Por fim, ainda será patrocinadora dos Raptors, dos Argonauts e do Toronto FC.