Vini Jr. e Rebeca Andrade estão entre os 10 atletas com maior potencial de marketing do mundo

A ginasta brasileira Rebeca Andrade conquista a medalha de ouro na final do solo. Foto: Alexandre Loureiro/COB.

Rebeca Andrade (ouro) e Simone Biles (prata) no pódio do solo da ginástica artística em Paris 2024 - Alexandre Loureiro / COB

O site britânico SportsPro Media publicou, nesta terça-feira (22), a lista dos 150 atletas mais “marquetáveis” do mundo, ou seja, com maior potencial de marketing do planeta em 2024. Apesar de ser dominado pelo futebol, com 15 nomes entre os 50 principais, o ranking tem a ginasta norte-americana Simone Biles na liderança e conta com dois brasileiros no Top 10, o atacante Vinicius Júnior (2º), do Real Madrid e da seleção brasileira, e a também ginasta Rebeca Andrade (6ª), maior medalhista da história do Brasil em Jogos Olímpicos.

Ainda fazem parte dos 10 primeiros os dois principais nomes do futebol mundial nas últimas décadas, o argentino Lionel Messi (5º) e o português Cristiano Ronaldo (9º), assim como Kylian Mbappé (7º), francês que esteve presente nas duas últimas finais de Copa do Mundo.

O basquete também ganhou destaque no topo da lista, com LeBron James, do Los Angeles Lakers, da NBA, em 3º, e o fenômeno Caitlin Clark, do Indiana Fever, da WNBA, em 4º. O Top 10 ainda conta com a jogadora norte-americana de rugby Ilona Maher (8ª) e a também norte-americana Katie Ledecky (10ª), maior nadadora olímpica da história dos EUA. No total, são cinco homens e cinco mulheres.

Brasil

Entre os atletas brasileiros, ainda há mais cinco nomes na lista de 150 atletas. Um dia após voltar aos gramados, Neymar, do Al-Hilal, aparece em 17º, enquanto Rodrygo, do Real Madrid, é o 54º, e Thiago Silva, do Fluminense, é o 83º. Para fechar, o país ainda tem duas jovens entre os 100 primeiros: Kamilla Cardoso, do Chicago Sky, da WNBA (96ª), e a skatista Rayssa Leal (97ª).

Curiosidades

Dos 50 primeiros colocados na lista, quase metade (23) entraram nesse seleto grupo pela primeira vez. Por esporte, vale destacar ainda os líderes de algumas modalidades. Na F1, por exemplo, o britânico Lewis Hamilton é o 11º (além de ser o atleta que mais fez parte da lista na história, com 14 aparições), enquanto no atletismo, o norte-americano Noah Lyles, ouro nos 100m em Paris 2024, é o 14º.

Uma curiosidade é que, entre os astros da NFL, Patrick Mahomes, tricampeão do Super Bowl pelo Kansas City Chiefs e tido como sucessor do astro Tom Brady, aparece “apenas” na 36ª posição, enquanto seu companheiro de time e de conquistas Travis Kelce é o 12º. Um detalhe: Kelce é o atual namorado da cantora Taylor Swift, talvez a maior estrela mundial da música nos dias atuais.

Outro dado interessante diz respeito ao tênis. Na liderança da modalidade, nada de Novak Djokovic (18º), Carlos Alcaraz (29º), Rafael Nadal (34º) ou Jannik Sinner (47º). O primeiro nome a aparecer é o da norte-americana Coco Gauff, atual número 3 do ranking da WTA, que ocupa a 13ª posição na lista da SportsPro Media. Aryna Sabalenka (38ª), Naomi Osaka (48ª) e Iga Swiatek (50ª) também representam o tênis feminino no Top 50.

Por esporte

Além do futebol, com 15 dos 50 primeiros nomes do ranking, o basquete também aparece forte, com 11 representantes. Depois, vêm o tênis (8), a Fórmula 1 (5) e a ginástica (3). Vale destacar que a ginástica surge forte, dividindo as seis primeiras colocações com duas representantes (Simone Biles e Rebeca Andrade), assim como futebol (Vinicius Júnior e Lionel Messi) e basquete (LeBron James e Caitlin Clark), que também possuem dois atletas cada um.

Por nacionalidade

Entre os 50 primeiros da lista, há um predomínio de atletas dos Estados Unidos, com quase metade dos representantes (21). Logo atrás vêm Reino Unido (7), Espanha (4) e Brasil (3).

Clique neste link para ver a lista completa dos 150 nomes, assim como a metodologia utilizada e outras curiosidades. Por ser produzido por um site britânico, o documento está em inglês.

Sair da versão mobile