A rede World Gym, que conta com mais de 300 unidades espalhadas por 20 países, inaugurará sua primeira academia em São Paulo (SP).
O lançamento do espaço, que funcionará na Vila Mariana, zona sul da cidade, e terá capacidade para até 6 mil alunos, é parte do plano de expansão da empresa. Hoje, a rede dispõe de 18 unidades no país e pretende atingir a marca de 50 academias em território nacional até dezembro de 2026.
A nova academia da World Gym em São Paulo conta com um investimento de R$ 12 milhões e entrará em funcionamento em novembro deste ano.
Desembarque no centro fitness
A escolha da capital paulista para o empreendimento não foi por acaso. De acordo com o Panorama Setorial Fitness Brasil 2024, a cidade é o grande centro do universo fitness no Brasil. Em julho do ano passado, São Paulo contava com 3.945 estabelecimentos comerciais voltados para esse mercado. O Rio de Janeiro, segundo colocado, tinha 1.869 empresas ativas no segmento.
São Paulo é, também, o estado que concentra o maior número de clientes de academias. Segundo o Panorama, o estado conta com 53% de todos os consumidores que responderam à pesquisa organizada pela Fitness Brasil e apresentada recentemente.
Hoje, o mercado de academias de ginástica no Brasil conta com 37 mil estabelecimentos, segundo um mapeamento feito pelo Sebrae do Paraná em dezembro de 2024. Já os dados de uma pesquisa realizada pela International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA) indicam que o mercado fitness no Brasil mobiliza cerca de R$ 8 bilhões ao ano.
Em um comunicado enviado à imprensa, a empresa informou que a escolha de São Paulo foi estratégica.
“Além de concentrar grande parte do público fitness e de bem-estar, a cidade é vitrine para posicionar a World Gym frente a concorrentes já consolidados”, destacou.
“São Paulo é um mercado exigente, maduro e com alto potencial para experiências diferenciadas. Nossa proposta é unir a tradição internacional da rede a uma gestão próxima e inovadora, que valoriza a performance, mas também o bem-estar e o senso de comunidade. Ter a Angela ao meu lado nessa jornada reforça o propósito de inspirar mais pessoas a viverem com energia, saúde e propósito”, explicou Flávia Almeida, que lidera o projeto de expansão da rede (fundada em 1976, no estado norte-americano da Califórnia) no território brasileiro.
Academia para a elite
A unidade tem como sócias a atleta Angela Borges, tricampeã mundial de fisiculturismo na categoria “Wellness”, e a empresária Flávia Almeida, máster franqueada e representante da World Gym no país.
“A World Gym chega a São Paulo para ser mais do que uma academia: queremos criar um espaço de transformação real, em que cada pessoa encontre ferramentas para evoluir no treino e na vida. Como atleta, sei o impacto que a disciplina e o ambiente certo têm na performance. Como empreendedora e agora sócia da rede World Gym no Brasil, sei o quanto esse setor movimenta e como ainda há espaço para crescer. A unidade da Vila Mariana é o nosso primeiro passo em São Paulo e simboliza um projeto muito maior: expandir a rede e mostrar que saúde, alta performance e negócios podem caminhar juntos”, afirmou Angela Borges.
A unidade de São Paulo é do modelo World Gym Pro. Ela tem foco em alto rendimento, equipamentos modernos e programas para usuários, desde os níveis iniciantes até os mais avançados.
