A NFL e o Amazon Prime Video anunciaram, nesta quarta-feira (22), que a plataforma de streaming transmitirá o tradicional Black Friday Football, jogo disputado na última sexta-feira de novembro para bater com a data da Black Friday, em escala global pela primeira vez. Dessa forma, o duelo entre Philadelphia Eagles e Chicago Bears será exibido no dia 28 de novembro, sem a necessidade de assinatura, para mais de 240 países.
A transmissão global contará com opções adicionais de idioma, incluindo espanhol, francês e português. Recursos avançados que já fazem parte da cobertura da NFL pelo Prime Video nos Estados Unidos, como Rapid Recap, vídeo em alta definição com HDR e Next Gen Stats fornecidos pela AWS, também estarão disponíveis em locais selecionados. O jogo também estará disponível em dispositivos móveis nos Estados Unidos com uma assinatura NFL+, e internacionalmente por meio do NFL Game Pass, no DAZN, para assinantes pagos.
“Estamos entusiasmados em expandir nosso relacionamento com a NFL e apresentar o Black Friday Football para milhões de fãs no mundo. A Black Friday está se tornando um dos maiores feriados esportivos do ano, e este jogo imperdível entre o atual campeão do Super Bowl, os Eagles, e o ascendente Bears, em um dos ambientes mais eletrizantes dos esportes, será o centro de um grande dia para todos nós, na Amazon. Mal podemos esperar para oferecer aos fãs uma cobertura de classe mundial e um dia completo de ação, ofertas e surpresas”, afirmou Jay Marine, head de esportes globais do Prime Video EUA.
“Estamos empolgados em trabalhar com nossos parceiros do Prime Video para levar o jogo da Black Friday deste ano a uma audiência global. Expandir a disponibilidade dos nossos jogos para fãs da NFL ao redor do mundo é uma prioridade fundamental, e estamos muito felizes que o jogo da Black Friday estará disponível por meio da Amazon em mais de 240 países e territórios”, destacou Hans Schroeder, vice-presidente-executivo de distribuição de mídia da NFL.
Sucesso no ano passado
Em 2023 e 2024, sem ser em escala global e com a necessidade de assinatura da plataforma, o Prime Video também transmitiu o Black Friday Football. No ano passado, o duelo entre Kansas City Chiefs e Las Vegas Raiders conquistou uma audiência média de 13,51 milhões de telespectadores.
O pico da partida foi de 17,43 milhões de pessoas. A audiência média aumentou 43% entre adultos com idade de 18 a 34 anos (2,53 milhões de telespectadores). Já na faixa de 18 a 49 anos, houve um aumento de 34% no público, com um total de 5,72 milhões de torcedores.
Em 2023, por sua vez, na estreia do jogo da Black Friday na plataforma de streaming da Amazon, a vitória do Miami Dolphins sobre o New York Jets atraiu uma média de 9,18 milhões de telespectadores. À época, a audiência do jogo foi um pouco acima da audiência média do Prime Video para o Thursday Night Football (o jogo de quinta-feira à noite), que então era de 13,25 milhões de pessoas.
NBA e PGA Tour
A programação da Black Friday no serviço de streaming em 2025, porém, não ficará restrita apenas à NFL. Antes do jogo da liga de futebol americano, o Prime Video transmitirá o retorno do torneio “The Skins Game”, que fará parte do PGA Tour, com os golfistas Tommy Fleetwood, Justin Thomas, Xander Schauffele e Keegan Bradley, direto do sul da Flórida, a partir das 11h (horário de Brasília). Em seguida, haverá um pequeno pré-jogo e o kick-off entre Eagles e Bears, às 17h.
Após a cobertura pós-jogo da NFL, será a vez da NBA, com o NBA on Prime dando início a uma rodada dupla, com Milwaukee Bucks x New York Knicks (às 21h) e Dallas Mavericks x Los Angeles Lakers (às 23h55). No total, o objetivo do Prime Video é apresentar mais de 15 horas de esportes ao vivo na Black Friday para fãs de todo o mundo.