A Copa do Nordeste 2025 dará início à sua fase de grupos na próxima quarta-feira (22), com 16 equipes divididas em duas chaves, disputando em turno único as vagas para o mata-mata que levará à grande final, nos dias 3 e 7 de setembro.
Organizadora da competição, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) chegou a anunciar, nesta semana, os canais onde a competição seria exibida neste ano.
No comunicado em que oficializou a entrada do Premiere, do Grupo Globo, nas transmissões do torneio pelo pay-per-view, a entidade informou que SBT, em sinal aberto, e ESPN, na TV por assinatura, também exibiriam a Copa do Nordeste 2025.
A Máquina do Esporte apurou, porém, que essa situação não está 100% definida. Isto porque a ESPN ainda negocia com a CBF a transmissão do torneio na TV fechada.
O contrato do canal esportivo do Grupo Disney, para a exibição da Copa do Nordeste, que vigorou em 2024, possuía um ano de duração e precisaria ser renovado para a atual temporada.
A participação da ESPN foi estratégica para a competição, porque, na época, garantiu que o sinal dos jogos chegasse a todo o território nacional, para um público mais amplo.
Por enquanto, a ESPN ainda não incluiu a Copa do Nordeste 2025 em sua grade de programação. A expectativa é de que a situação tenha um desfecho nos próximos dias.
Temporada de impasses
A exibição da Copa do Nordeste tem enfrentado impasses, nesta temporada. O principal deles envolveu a entrada do Premiere como parceiro de mídia do torneio.
Anunciado no fim do ano passado, o ingresso da plataforma da Globo na Copa do Nordeste se deu por meio do sublicenciamento feito pelo canal Nosso Futebol, que detinha os direitos da competição para o pay-per-view.
O acordo entre os grupos de mídia garantiria a exibição da Copa do Nordeste tanto no Premiere quanto no Nosso Futebol+. A situação, contudo, desagradou a CBF, que considera irregular a prática do sublicenciamento.
Nesta semana, a entidade chegou a um acordo com a Globo para a exibição do torneio no Premiere. Em contrapartida, o Nosso Futebol+ foi deixado de fora das transmissões.