Pular para o conteúdo

Apple faz oferta de US$ 1 bilhão pelo Super Mundial de Clubes 2025 da Fifa

Acerto daria à empresa de tecnologia os direitos globais de transmissão do torneio, que será disputado pela primeira vez no ano que vem, nos Estados Unidos

Taça da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, que terá Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras - Reprodução / Fifa

Taça da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, que terá Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras como representantes brasileiros - Reprodução / Fifa

A Fifa está próxima de fechar um mega-acordo com a Apple pelos direitos globais de transmissão do Super Mundial de Clubes 2025, que será disputado pela primeira vez no ano que vem, nos Estados Unidos, e que já tem três representantes brasileiros confirmados: Flamengo, Fluminense e Palmeiras. As informações são do The New York Times.

De acordo com a publicação, o acordo pode ser anunciado ainda neste mês. Em termos financeiros, no entanto, o valor seria de “apenas” US$ 1 bilhão, bem longe dos US$ 4 bilhões estimados inicialmente pela Fifa.

Essa enorme diferença entre o valor imaginado e o valor que deve ser concretizado mostra que a entidade que comanda o futebol mundial não teve a procura que esperava pelos direitos do torneio. Aliás, nem por parte da mídia nem por parte de parceiros comerciais. O The New York Times afirmou que os US$ 150 milhões esperados em pacotes de patrocínio também estão bem longe de serem vistos na prática.

O que chama atenção é que, caso se confirme, o acerto ficaria marcado como sendo a primeira vez que a Fifa concordaria com um único contrato mundial. Ainda não está claro, porém, se o contrato com a Apple incluiria quaisquer direitos de transmissão gratuita, o que significa que o torneio poderia estar disponível apenas para assinantes da plataforma de streaming da empresa de tecnologia, a Apple TV+. Esse fato tem gerado preocupação entre alguns executivos sêniores da Fifa, o que pode explicar o acordo ainda não ter sido divulgado publicamente.

Pelo lado da Apple, o contrato representaria mais um passo dentro da estratégia de investir no esporte, mais especificamente no futebol. Em 2022, a empresa fechou um contrato de dez anos com a MLS pelos direitos globais do torneio para o streaming. Para isso, desembolsou US$ 2,5 bilhões.

Fora do futebol, a gigante do setor de tecnologia acertou, no mesmo ano, um acordo com a MLB para exibir jogos da competição em nove países, incluindo Estados Unidos e Brasil.