A Copa América 2024 foi encerrada neste domingo (14) com o bicampeonato da Argentina, que derrotou a Colômbia no Hard Rock Stadium, em Miami (EUA). A vitória magra dos argentinos, por 1 a 0, na prorrogação, que acabou marcada por atrasos e confusões fora de campo, foi transmitida pela Globo na TV aberta.
A final da competição organizada pela Conmebol passou por diversas dificuldades. Torcedores sem ingresso invadiram o Hard Rock Stadium, e a segurança teve que trabalhar para retirá-los, o que atrasou a partida em mais de uma hora.
Com isso, o jogo, que já tinha um horário incomum para um domingo, 21h (horário de Brasília), contou com bola rolando das 22h22 à 1h09.
Nesse cenário, a Globo obteve 21 pontos de audiência e 43% de participação em São Paulo. No Rio de Janeiro, a audiência foi a mesma, mas com 45% de participação. Os números revelados pela Kantar Ibope Media foram os melhores da emissora nessa faixa horária aos domingos desde abril de 2022.
Média geral
A Globo transmitiu oito jogos da Copa América 2024 na televisão aberta. Foram quatro partidas da seleção brasileira, o duelo da Argentina nas quartas de final diante do Equador, as duas semifinais e a final.
Considerando-se todas essas partidas, a emissora obteve uma média geral de 21 pontos e 39% de participação em São Paulo, número 75% (9 pontos) superior à média da última edição do torneio, que foi transmitida pelo SBT.
No Rio de Janeiro, a média foi de 24 pontos e 43% de participação, 118% (13 pontos) maior do que a registrada pelo SBT na Copa América 2021, realizada no Brasil, que teve vitória da Argentina sobre o Brasil na final, disputada no Maracanã.
Vale lembrar que a queda precoce do Brasil, eliminado nas quartas de final pelo Uruguai, impactou na audiência das fases seguintes. Isso porque a ausência da seleção brasileira tende a aumentar a rejeição ao torneio.