A Band decidiu transmitir as duas provas da etapa decisiva da temporada 2024 da Fórmula 2 na TV aberta. Até então, a categoria vinha sendo exibida apenas no BandSports, canal de TV fechado do Grupo Bandeirantes.
O motivo para isso é a presença de Gabriel Bortoleto como um dos postulantes ao título. O piloto brasileiro, campeão da Fórmula 3 em sua estreia na categoria em 2023, pode se sagrar campeão da Fórmula 2 também no ano em que debuta na principal categoria de acesso à Fórmula 1.
Como detentora dos direitos da categoria mais importante do automobilismo mundial, a emissora paulista quer aproveitar as corridas decisivas da Fórmula 2 para familiarizar o público com o piloto brasileiro, que estreará na F1 em 2025. Bortoleto assinou com a Kick Sauber, que será equipe de fábrica da Audi a partir de 2026.
Vale lembrar que a estratégia teve início já no fim de semana passado, quando a Band transmitiu a prova principal do GP do Catar na TV aberta, uma vez que Bortoleto poderia ter garantido o título à ocasião, o que não aconteceu.
Em outros anos, a emissora também já havia se rendido à possibilidade de um brasileiro campeão nas categorias abaixo da Fórmula 1. Em 2022, exibiu a prova que definiu o título da F2 em favor de Felipe Drugovich, hoje piloto de testes da Aston Martin na F1, e, em 2023, a decisão da F3 que deu o título ao próprio Gabriel Bortoleto.
A decisão em Abu Dhabi
A temporada da Fórmula 2 chegou ao circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, com três candidatos ao título. Gabriel Bortoleto soma 188,5 pontos e tem uma vantagem de apenas 0,5 ponto para o francês Isack Hadjar, o segundo colocado. O estoniano Paul Aron, com 163 pontos, tem possibilidades remotas, mas também pode ficar com o troféu da F2 em 2024.
O treino livre e a classificação ocorreram nesta sexta-feira (6). Entre os três postulantes ao título, Bortoleto foi o melhor classificado para o grid da corrida principal, que será disputada no domingo (8), ficando na segunda posição. Aron largará em terceiro, enquanto Hadjar sairá em quarto. A pole ficou com o francês Victor Martins.
Como os 10 primeiros do grid serão invertidos para a corrida sprint no sábado (7), que vale menos pontos para o campeonato em relação à prova principal, Bortoleto sairá em nono, com Aron em oitavo e Hadjar em sétimo.
Onde assistir
As corridas que definirão a temporada 2024 da Fórmula 2 acontecerão no sábado (7), a partir das 9h15, e no domingo (8), às 6h25 (ambos horários de Brasília). Além da Band na TV aberta, o BandSports exibirá as duas corridas na TV fechada para todo o Brasil.