O investimento em plataformas digitais, particularmente em canais no YouTube, virou o novo queridinho do mundo da mídia esportiva. A ESPN é a mais nova empresa da área que fará investimentos no setor.
Segundo a Máquina do Esporte apurou, a contratação de nomes como André Hernan e Bruno Andrade, anunciados nesta quinta-feira (21), é o primeiro passo para uma atualização do ESPN Brasil, canal da empresa no YouTube, que conta hoje com 7,14 milhões de seguidores. A ESPN espera evoluir rapidamente com o projeto, estreando entre o início e meados de setembro.
Por enquanto, a plataforma veicula algumas retransmissões de pré e pós-jogos de transmissões da própria ESPN e do Disney+, melhores momentos de jogos exibidos nos canais esportivos da Disney e programas próprios, como MunDu Meneses, podcast do repórter Edu Meneses com entrevistas com jogadores e ex-jogadores.
A direção do canal estuda colocar transmissões ao vivo de jogos, que hoje estão restritas à TV a cabo e ao Disney+, na grade de programação do YouTube. Para isso, porém, será necessário estudar quais os direitos que a ESPN poderia veicular em seu canal digital.
Por trás disso, obviamente, está a exploração da nova corrida do ouro das empresas de mídia: as transmissões esportivas no meio digital, com linguagem mais informal e conectada às redes sociais, atraindo a Geração Z e, obviamente, o mercado publicitário.
GeTV
O novo braço de transmissão da ESPN se junta à GeTV, iniciativa da Globo na mesma direção, que estreará na mesma época. A primeira transmissão já tem data para acontecer: 4 de setembro, com Brasil x Chile, no Estádio do Maracanã, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
A partida deve ter a narração de Jorge Iggor e os comentários de Bruno Formiga, dupla que se notabilizou na TNT Sports e foi recentemente contratada para o projeto. Além deles, estão envolvidos com a GeTV, segundo a própria Globo anunciou na última terça-feira (19), a apresentadora Mariana Spinelli (ex-ESPN) e a comentarista Luana Maluf (ex-Prime Video), além de pratas da casa como Fred Bruno, André Balada, Sofia Miranda e Jordana Araújo.
O canal da Globo terá transmissões de eventos cujos direitos para todas as plataformas já estejam nas mãos da empresa, como é o caso do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. Também haverá produções originais e uso do acervo histórico da Globo.
Como forma de atrair o mercado publicitário para a iniciativa, a Globo também pretende fazer da GeTV um canal multiplataforma, com acordos para exibição em TVs conectadas no sistema Fast TV, como as da Samsung, TCL e LG. Por fim, a Globo também pretende veicular o produto em plataformas de streaming como Prime Video, Disney+ e Meli.

CazéTV
A inspiração de todas elas é a CazéTV. Parceria bem-sucedida entre o influenciador digital Casimiro Miguel e a LiveMode, a CazéTV começou transmitindo o Campeonato Carioca. No entanto, chamou mesmo atenção quando garantiu os direitos de mídia da Copa do Mundo do Catar 2022, tornando-se um veículo alternativo a quem estivesse cansado das transmissões de Globo e Sportv.
De lá para cá, já exibiu a Copa do Mundo Feminina 2023, as Olimpíadas de Paris 2024 e a Copa do Mundo de Clubes 2025, entre outros eventos, sempre quebrando recordes de audiência e sucesso comercial.
Para se ter ideia do canhão de audiência representado pela CazéTV, o canal conta, hoje, com 22,1 milhões de inscritos, o que representa 10,4% da população brasileira.
Durante a Copa do Mundo de Clubes, as plataformas da CazéTV (YouTube, Instagram e TikTok) alcançaram 5 bilhões de visualizações, segundo números divulgados pela empresa.
Na somatória das plataformas YouTube, TikTok e Instagram, a cobertura da Copa do Mundo de Clubes na CazéTV atingiu 5 bilhões de visualizações, contra 2 bilhões obtidas em Paris 2024. Para financiar a transmissão do torneio, a plataforma fechou acordos publicitários com 7K, Adidas, Airbnb, Bet365, Budweiser, Coca-Cola, Esportes da Sorte, iFood, Itaú, KTO, Mercado Livre, Samsung e Vivo.
Além do próprio Casimiro Miguel, o canal também tornou populares figuras como o narrador Luís Felipe Freitas, e trouxe ex-profissionais da própria Globo, como Fernanda Gentil, Marcelo Adnet e Bárbara Coelho.
Goat
A briga pela audiência nos meios digitais não se restringe a CazéTV, GeTV e ESPN. Há outros canais esportivos criados no próprio YouTube, focados em conversar exclusivamente com a audiência digital e que ganharam novo fôlego nos últimos meses.
O Goat, apelidado carinhosamente de Bodinho, com 4,56 milhões de inscritos, vinha sendo o principal concorrente da CazéTV no universo digital esportivo gratuito antes de o segmento se tornar a menina dos olhos das empresas de mídia. Mas, ao contrário de outros projetos, está focado exclusivamente em plataformas gratuitas.
“A proposta do Goat, desde sempre, foi democratizar os direitos para valer. Tudo o que exibimos é gratuito. Não temos intenção de cobrar. Não estamos em nenhuma plataforma paga”, afirmou Ricardo Taves, CEO do Goat, à Máquina do Esporte.
Surgido em 2023, o Goat se notabilizou por transmissões da Saudi Pro League, o popular Sauditão, quando o campeonato começou a atrair as atenções do mundo com contratações de estrelas como Cristiano Ronaldo.
Atualmente, também transmite Bundesliga 1 e 2, Campeonato Escocês, J-League (Campeonato Japonês), qualificatórios de Champions League, Europa League e Conference League, NWSL (liga feminina de futebol dos EUA), WSL (liga feminina de futebol da Inglaterra), WNBA, Liga Nacional de Futsal, Libertadores de Futsal (masculino e feminino) e Libertadores Feminina. Nesta quinta-feira (21), anunciou a transmissão da Inspire Soccer League, torneio entre jogadores com deficiência intelectual.
Ao contrário dos concorrentes, o Goat não está focado em dialogar apenas com jovens, utilizando elementos como memes e brincadeiras na programação.
“Todas as notícias [sobre iniciativas concorrentes] falam em público jovem, de 18 a 25 anos. Esse é o terceiro público do Goat. Nossas principais faixas etárias são de 25 a 34 anos e de 35 a 44”, contou Taves.
O executivo contabilizou a transmissão de 230 eventos exclusivos apenas neste mês. Além do YouTube, o Bodinho está presente nas principais redes sociais (Instagram, X, Facebook e TikTok) e no Samsung TV Plus.

N Sports
Outro canal a desbravar a selva do mundo digital é a N Sports. Fundada em fevereiro de 2018, a N Sports foi uma das plataformas pioneiras no streaming esportivo, inicialmente exibindo competições regionais e universitárias.
A partir de 2020, assinou acordo com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), passando a focar em competições de esportes olímpicos, muitas vezes em modalidades com pouca cobertura na mídia tradicional. O acordo atual está renovado até os Jogos de Los Angeles 2028.
Em 2024, a N Sports expandiu sua atuação para a TV por assinatura, com estreia no serviço Sky+ (antigo DGO), e passou a competir diretamente com canais lineares como ESPN e Sportv.
Neste ano, já exibiu eventos como a Supertaça de Portugal, final disputada entre Benfica e Sporting, e amistosos de pré-temporada de clubes europeus. Além disso, já fechou acordos para exibir a Copa do Brasil Feminina e jogos da seleção brasileira de futsal (masculino e feminino).
Desimpedidos
A principal parceria atual da N Sports é com a Ola Sports para a transmissão da Série B do Campeonato Brasileira no Desimpedidos, canal de entretenimento esportivo da NWB. O narrador principal é Chico Pedrotti, outro profissional muito popular entre a nova geração.
Plataforma tradicional do YouTube, com 10 milhões de seguidores, o canal perdeu muito do seu engajamento nos últimos anos com a saída de nomes importantes, como Fred Bruno e Luana Maluf, ambos envolvidos no projeto da GeTV atualmente.
SportyNet
Antigo Nosso Futebol, agora rebatizado de SportyNet, o canal de streaming foi adquirido pelo Sporty Group e conta, hoje, com atrações como a Série C do Campeonato Brasileiro, Bundesliga, Copa da França, Copa da Itália, Campeonato Mexicano e European League of Football (ELF), liga europeia de futebol americano, entre outros eventos.
O SportyNet é veiculado no YouTube e na TV a cabo, além de possuir um investimento pesado nas redes sociais (Instagram, TikTok e X) para replicar conteúdos e divulgar as transmissões.
O Sporty Group também possui a SportyBet, plataforma de apostas autorizada a operar no Brasil pela Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda (SPA/MF). A atuação como detentora de canal de mídia e site de apostas está proibida pela legislação brasileira. No entanto, a empresa afirma que a SportyBet se encontra em uma situação diferenciada.
Segundo o Sporty Group, a “operação da SportyBet se dá por licenciamento de marca a uma operadora autorizada pelo Governo Federal, em moldes similares a BandBet, Globo/MGM e SBT/Todos Querem Jogar”.

Xsports
Até quem anunciou sua chegada como primeiro canal esportivo da TV aberta não deixará as atenções no YouTube em segundo plano. A Xsports, que estreou no último sábado (16), também terá seu canal digital brigando pela audiência do público conectado, além da TV linear.
A Xsports sublicenciou da ESPN direitos de atrações como Premier League e EFL Championship (Inglaterra); LaLiga e Copa do Rei (Espanha); Serie A (Itália); Liga Portugal; e Copa da Alemanha.
Além disso, no futebol, também exibirá a Bundesliga (Alemanha). Em outras modalidades, a lista conta com Diamond League (atletismo); Nascar (automobilismo); NBB e Euroliga (basquete); Champions League (vôlei) e Global Champions Tour (hipismo).
Algumas dessas atrações, especialmente os sublicenciamentos da ESPN, não poderão ser veiculadas no meio digital. Por enquanto, o canal no YouTube permanece virgem, ainda sem previsão de estreia, mas a empresa afirmou que terá transmissões ao vivo e veiculação de programas também por meio dessa plataforma.