Pular para o conteúdo

Com SBT fora, Conmebol define detentores dos direitos de transmissão de Libertadores e Sul-Americana de 2027 a 2030

Globo e ESPN continuarão com os jogos da Copa Libertadores, enquanto TNT (no YouTube) e ESPN dividirão as partidas da Copa Sul-Americana

Jogadores do Lanús comemoram o título da Copa Sul-Americana 2025 - Lanús/Divulgação

Jogadores do Lanús (ARG) comemoram o título da Copa Sul-Americana 2025 - Divulgação / Lanús

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) definiu quem serão os detentores dos direitos de transmissão dos dois principais torneios organizados pela entidade, Copa Libertadores e Copa Sul-Americana, além da Recopa, para o próximo ciclo, que irá de 2027 a 2030.

O processo de licitação havia sido aberto no fim de setembro, com as propostas podendo ser enviadas até 10 de novembro. No momento, a Conmebol decidiu divulgar apenas quem transmitirá os torneios na TV aberta e na TV fechada, sem entrar no nível de detalhes envolvendo os sete pacotes disponíveis para compra no mercado brasileiro, de A a G, que a Máquina do Esporte destrinchou no início de outubro.

“Este processo reafirma o compromisso da Conmebol com a transparência, a integridade e a busca constante por melhorias para o nosso futebol. As propostas vencedoras garantirão que nossas competições continuem a crescer dentro e fora do continente, aproximando ainda mais os torcedores e valorizando o futebol sul-americano”, declarou Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol.

Vale lembrar que, no ano que vem, ou seja, em 2026, ainda vale o ciclo atual, que teve início em 2023.

O que mudou?

A principal novidade ficou por conta da Copa Sul-Americana, com a saída do SBT e a entrada da TNT Sports nas transmissões abertas. O canal da Warner Bros. Discovery utilizará a própria plataforma no YouTube para exibir os jogos de maneira gratuita. Já na TV fechada, a ESPN manteve os direitos (transmitindo também no Disney+), enquanto o Paramount+ ficou de fora.

Já na Libertadores, não houve mudança no sinal aberto, com a Globo vencendo a licitação. Na TV fechada, mais uma vez a ESPN seguirá com as transmissões (exibindo também no Disney+), enquanto o Paramount+, novamente, não conseguiu a renovação.

A Recopa, por sua vez, será exibida pela Globo na TV aberta e pela ESPN na TV fechada.

Por fim, o pacote que contempla todos os clipes e melhores momentos dos 314 jogos das três competições, e a possibilidade de exibição destes clipes ainda com os jogos em andamento, com um atraso (delay) mínimo de 7 minutos em relação ao lance, que era da CazéTV, passou para a TNT Sports.

“Ao longo de quase três décadas exibindo a Libertadores, construímos não apenas uma trajetória de transmissões, mas reforçamos nosso modelo de cobertura ampla e multiplataforma, que acompanha a competição em todos os seus momentos. Esse ano, a Globo alcançou 112,5 de pessoas com a Libertadores, e o jogo da decisão registrou a maior audiência de uma final do torneio desde 2019. A Globo está presente desde a preparação dos clubes, passa pela análise, pelos bastidores, conta grandes histórias e mostra os protagonistas do torneio. E isso segue no pós-jogo, em todos os nossos programas, plataformas digitais e no streaming. A força desse ecossistema, aliado a um alcance único e a um padrão de qualidade reconhecido pelo público, ajuda a fortalecer ainda mais a competição no Brasil e reforça nosso compromisso com o esporte”, afirmou Renato Ribeiro, diretor de esportes da Globo.

“A Conmebol Libertadores representa a expressão máxima da emoção e grandeza do futebol no nosso continente. Vivemos uma época de ouro dos clubes brasileiros na competição, e este novo acordo segue ofertando os principais jogos até 2030 a todos os torcedores brasileiros através das telas da TV Globo e da GeTV, além da novidade das transmissões das edições da Recopa Sul-Americana a serem realizadas de 2027 a 2031, também para todo o público brasileiro. Um grande orgulho para a Globo esta ampliação da parceria com a Conmebol”, disse Fernando Manuel Pinto, diretor de direitos esportivos da Globo.