Os grupos Disney, Fox e Warner Bros. Discovery decidiram, na última sexta-feira (10), dissolver a joint venture Venu Sports, que seria lançada em setembro do ano passado, mas teve seu funcionamento suspenso devido a uma liminar da Justiça Federal dos Estados Unidos.
A decisão de por fim ao negócio ocorreu dias depois de a Disney anunciar a fusão de sua plataforma Hulu Live TV com a Fubo, que havia sido a autora da ação que barrou o funcionamento da Venu Sports.
Depois de sacramentada a fusão com o serviço da Disney, a Fubo optou por desistir da ação judicial. Ainda assim, a tendência era de que a Venu Sports continuasse a enfrentar uma guerra nos tribunais.
Isto porque as operadoras via satélite DirecTV e Dish também se opõem à nova plataforma e deixaram claro que dariam andamento ao processo, que é baseado nas leis antitruste dos Estados Unidos (que visam impedir a concentração de mercado no país).
“Após uma consideração cuidadosa, concordamos coletivamente em descontinuar a joint venture Venu Sports e não lançar o serviço de streaming”, afirmaram a ESPN (canal esportivo do Grupo Disney), a Fox e a Warner Bros. Discovery, em comunicado.
Embora o texto não faça menção, a decisão foi motivada pelas incertezas quanto à viabilidade do serviço, em meio a essa disputa jurídica.
“Em um mercado em constante mudança, determinamos que era melhor atender às crescentes demandas dos fãs de esportes, concentrando-nos nos produtos e canais de distribuição existentes. Estamos orgulhosos do trabalho que foi feito em Venu até o momento e gratos à equipe de Venu, a quem apoiaremos durante este período de transição”, conclui a nota.