O Authentic Brands Group anunciou um acordo para que a Minute Media, proprietária de marcas como a The Players’ Tribune, assuma a operação editorial da Sports Illustrated. O acordo tem duração de 10 anos, com opção de ser renovado por mais 30, o que englobaria o centenário da revista.
Os valores do contrato não foram divulgados por ambas as partes, mas o Authentic Brands Group, que detém os direitos comerciais de celebridades como Marilyn Monroe e Muhammad Ali, ficará com uma participação acionária na Minute Media.
Mercado
O acordo representa uma expansão significativa para os negócios da Minute Media. A empresa, sediada em Nova York (EUA), foi fundada em 2011.
Além da The Players’ Tribune, o grupo é dono de portais de cobertura esportiva e do FanSided, rede com mais de 300 sites comerciais americanos de esportes, estilo de vida e entretenimento, e boletins informativos.
A operação da empresa gera um faturamento de US$ 400 milhões por ano.
Crise
A Sports Illustrated está mergulhada em uma crise há alguns meses, após uma disputa entre o Authentic Brands Group e o Arena Group, que dirigia a revista desde 2019 e havia ameaçado encerrar a edição impressa. A revista surgiu em 1954.
Por sua vez, o novo detentor da marca acredita na viabilidade financeira de manter a operação nas bancas de revistas.
“Na atual era digital, ainda não é trivial e é bastante difícil construir sua própria marca e fazer com que as pessoas a conheçam e admirem”, afirmou Asaf Peled, CEO da Minute Media.
“Então, quando você tem a oportunidade de trabalhar e desenvolver uma marca icônica como a Sports Illustrated, você aproveita”, acrescentou o executivo.
Planos
A Minute Media divulgou que planeja expandir as operações editoriais da revista globalmente e recontratar alguns dos funcionários que o Arena Group havia demitido. Peled afirmou que não saberia dizer ainda quantos funcionários retornariam até que a Minute Media começasse a operar o negócio nesta semana.
“Estamos focados na criação de conteúdo esportivo em formato curto”, contou o novo chefe da Sports Illustrated.
A ideia é canalizar esforços na produção de vídeos, áudios e textos para consumo em dispositivos móveis.
A estratégia é similar à seguida na FanSided, que apresenta artigos e podcasts para torcedores. A empresa foi propriedade, por vários anos, da Time INc., antiga editora da Sports Illustrated, e da Players’ Tribune, que publica vídeos e textos de atletas escrevendo em primeira pessoa. A Players’ Tribune foi fundada por Derek Jeter, ex-jogador de beisebol, que se consagrou pelo New York Yankees e atingiu o Hall da Fama da modalidade.
Peled também destacou que a ideia é manter a tradição do jornalismo aprofundado da Sports Illustrated.
“É uma exceção à nossa estratégia central, mas não é a primeira vez que fazemos isso”, contou.
Brasil
No Brasil, a The Players’ Tribune será um dos patrocinadores do 3º Fórum Máquina do Esporte, que será realizado no próximo dia 9 de abril.
Eduardo Paulsen, diretor da empresa no país, estará presente no painel “A relação do atleta com o fã”, que terá ainda a participação de Diego Ribas, ex-jogador do Flamengo.
Em janeiro, Paulsen participou do programa Maquinistas, da Máquina do Esporte, para falar sobre a experiência da The Players’ Tribune no Brasil.